terça-feira, junho 11, 2013

Portugueses em Moçambique procuram uma "vida mais confortável" - embaixador português

A comunidade portuguesa em Moçambique estabeleceu-se no país "para ter uma vida mais confortável do que em Portugal" e orienta-se pelo respeito pelos costumes locais e não intromissão na política moçambicana, defendeu, na segunda-feira, o embaixador português.
Este retrato de uma comunidade "particularmente pequena", com cerca de 23 mil pessoas, foi feito pelo embaixador José Augusto Duarte no seu primeiro acto público perante os portugueses de Moçambique, onde os representa desde Maio passado.
Falando na cerimónia do 10 de Junho, diante do ministro moçambicano da Energia, Salvador Namburete, o embaixador José Augusto Duarte recordou que os portugueses são a comunidade estrangeira que cria mais emprego em Moçambique e que, desde 2008, estão sempre entre os três primeiros investidores no país.
"Temos excelentes relações político-diplomáticas", disse o diplomata, acrescentando que Portugal sempre contou com Moçambique, nomeadamente no apoio a candidaturas lusas em organismos internacionais.
As comemorações do Dia de Portugal tiveram início no domingo, com uma festa na Escola Portuguesa de Maputo, a que assistiram milhares de pessoas.

Fonte: LUSA - 11.06.2013

Sem comentários: