quarta-feira, junho 19, 2013

Renamo ameaça impedir circulação no centro do país contra "movimento belicista" do Governo

A Renamo, principal partido da oposição do país, anunciou hoje que vai impedir, a partir de quinta-feira, a circulação ferroviária e rodoviária no centro do país, para travar um alegado "movimento belicista" do Governo.
Numa conferência de imprensa em Maputo, Jerónimo Malagueta, chefe do Departamento de Informação da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), rejeitou as acusações do Governo de que guerrilheiros do partido foram os autores do ataque, na segunda-feira, a um paiol na província de Sofala, centro do país, que resultou na morte de seis militares e ferimentos de outros dois.
"Os acontecimentos de Savane, ou por outra, o ataque ao paiol de Savane, não têm nada a ver com as forças de defesa e segurança da Renamo. O Governo e partido no poder sabem muito bem disso", garantiu Jerónimo Malagueta.
O chefe do Departamento de Informação da Renamo acusou o Governo de estar a "concentrar militares e meios bélicos" na província de Sofala, para atacar a Serra da Gorongosa, antiga base militar do movimento, onde o presidente do partido, Afonso Dhlakama, se reinstalou em finais do ano passado, em protesto contra a "ditadura implantada" pelo Governo.
Em resposta à alegada ofensiva prestes a ser lançada pelo exército governamental, a Renamo vai impedir a circulação de viaturas e de comboios na Linha Férrea de Sena, usada pelas multinacionais que escoam carvão.
"A partir de quinta-feira, 20 de Junho de 2013, o raio de segurança vai partir do Rio Save até Muxúngue. Nesta área, as forças da Renamo vão posicionar-se para impedir a circulação de viaturas, porque o Governo usa essas viaturas para transportar armamento. A Renamo vai igualmente paralisar a movimentação dos comboios", enfatizou Jerónimo Malagueta.
Para o partido de Afonso Dhlakama, a decisão tem a ver com o facto de o Governo estar a deslocar para a região militares e material bélico para um ataque ao antigo quartel-general do movimento.

Fonte: LUSA – 19.06.2013


5 comentários:

Anónimo disse...

E PENA NOS OS MOCAMBICANOS NAO SOMOS ORGANIZADOS. O GOVERNO NAO SE IMPORTA DE NADA, O POVO ESTA A SOFRER O GOVERNO OVIROU TURISTA COM AVIOES E HELICOPTEROS CUSTO DOS IMPOSTOS DOS MOCAMBICANOS.
PORQUE NAO PODEMOS ORGANIZAR PROTESTARMOS A INSENSIBILIDADE DO GOERNO. E EXIGIRMOS UM VERDADEIRO DIALOGO ENTRE AS PARTES.
O GOVERNO ADIA CONVERSACOES LEVA O MISTRO PARA FAZER TURISMO FORA DE MOCAMBIQUE. VAMOS PROTESTAR IRMAOS OS GUEBUZAS TEM CONDOMINIOS FORA DE MOCAMBIQUE OS SEUS FAMILIARES NEM SENTE SOBRE OQUE ESTA A ACONTECER. NOSSOS POBRE IRMAOS MILITARES SAO ALVOS DE MORTE DESNECESSARIA.

Anónimo disse...

Junto me a sí, caro irmao anónimo, pois de anónimo manter me ei também..
Na verdade, nós Moçambicanos devriamos nos organizar e de viva voz declararmos um BASTA a insencibilidade do Guebuza e seus...
Será que ele tem Conselheiros??? Nao me parece...... nao nos esqueçamos, somos pouco mais de 23000000 de Moçambicanos de Rovuma ao Maputo, Zumbo ao Indico, passando mal por causa de UM PUNHADO dE GUEBUZIANOS!!! BASTA..

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

De acordo irmaos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.