sexta-feira, junho 21, 2013

RENAMO CONFIRMA DETENÇÃO DE JERÓNIMO MALAGUETA

A Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, confirmou a detenção de Jerónimo Malagueta, ocorrida na manhã de hoje, em Maputo, membro desta força política, que anunciou, na última quarta-feira, a intenção de interditar a circulação normal de pessoas e bens ao longo da Estrada Nacional Número Um (EN1), entre o Rio Save e Muxúnguè. 

A medida foi interpretada em vários círculos de opinião da sociedade como uma “declaração de guerra”, aliás na própria conferência de imprensa Malagueta foi questionado se a decisão da Renamo não constituía coisa igual, pergunta que ele declinou responder.

No entanto, na conferência de imprensa havida esta manhã, Rahil Khan, Coordenador Político da Renamo para a Região Sul, disse que Malagueta foi detido a saída de casa na zona cimento da cidade, por homens não identificados que o levaram a Polícia de Investigação Criminal (PIC).


Sem quantificar o número de homens que levaram a cabo a operação, Khan disse que a força política não viu sequer uma notificação chamando aquele brigadeiro Malagueta para responder pelas declarações que proferiu naquela ocasião, muito menos saber o seu actual paradeiro.

“Não sabemos se eram todos homens da mesma instituição, mas se ele fez aqui neste lugar as declarações que fez competia aos tais serviços se são da Polícia de Investigação Criminal (PIC) ou do Sistema de Informação e Segurança do Estado (SISE) notificar o partido para mandar chamar o brigadeiro”, explicou o coordenador. 

A fonte, que lamenta o sucedido, disse porém que o mais recente episódio não comprometerá o diálogo em curso entre o governo e a Renamo, pelo contrário adiciona mais um elemento que será levado ao próximo encontro.

Fonte: AIM - 21.06.2013

2 comentários:

Reflectindo disse...

Há muito que eu disse que este blog não é covil dos lambebotas do regime.

Anónimo disse...

Se deteram este homem eu acrdito k havera mais conflitos em volta disso exigindo a sua soltura