segunda-feira, junho 10, 2013

Secretário ameaça expulsar jovem do MDM do bairro

Jeremias Munis, residente na Unidade Comunal de Piloto, bairro de Mutauanha, posto administrativo Urbano de Muatala, subúrbio da Cidade de Nampula, corre o risco de ser expulso da sua própria casa alegadamente por ser membro da oposição.

Jeremias explicou que tudo aconteceu nos finais de Março último, onde fora surpreendido na sua casa por um grupo de secretários daquela zona residencial, incluindo o chefe da unidade, onde os mesmos haviam lhe pedido uma credencial , que dizia respeito a autorização de bandeira na sua casa.


O nosso interlocutor acrescentou que para além desta ameaça, os secretários têm proferido palavras injuriosas contra à sua pessoa como é o caso de atribuições de nome de bandido, marginal entre outros que não lhe abonam em nada.

“Desde que eles vieram à minha casa retirar a bandeira até ao momento, nenhum deles fala comigo, por eu ser membro do Movimento Democrático de Moçambique ”, referiu a fonte.

Aliás, o jovem político diz que “vivo sempre com medo de um dia ser expulso da minha casa por ser do MDM. Eles estão contra mim, nesta área nenhum dos secretários me quer”, afirmou.

O nosso entrevistado, diz que ultimamente não é fácil ter uma boa relação com outras pessoas da sua zona, por estes “chefes” estarem sempre a denegrir a sua imagem, como sendo um “bandido” que não quer ver o bairro a desenvolver-se.

Mesmo com estas ameaças, aquele jovem disse que vai continuar “aplaudir e apoiar ”, o MDM partido de sua preferência.

Por outro lado, a fonte pediu para que os secretários pertencentes ao partido no poder, antes de tomarem atitudes desta natureza, devem primeiro reflectir, tendo em conta o direito consagrado na Constituição da República que refere que o cidadão tem o direito de pertencer a qualquer formação política.

Por seu turno, Onacalense, contactou ao chefe da Unidade Comunal Piloto, que disse chamar-se Estevão, uma das figuras acusadas de ameaçar o cidadão Jeremias, e que ele refutou-as todas.

“Não me lembro ter-me deslocado à casa de um cidadão retirar bandeira e depois ameaçar de expulsa-lo da zona ”,sublinhou a fonte.

Aquele dirigente, fez saber que o processo fiscalização de bandeira nas residências não é novo. Segundo ele, o mesmo vem para combater as proliferações das bandeiras nas residências sem autorização. Aliás, até este momento o secretário mandou retirar mais de 50 bandeiras, maior parte das quais dos partidos políticos, pelo uso exagerado das mesmas.

Questionado se as bandeiras do partido no poder, Frelimo, colocadas um pouco por todos os mercados da cidade de Nampula quem era responsável por passar credencial, a fonte disse” mercado é um lugar onde as pessoas vão vender e efectuar compras, por isso não é o mesmo que colocar em casa de alguém ”, concluiu. SL

Fonte: O NACALENSE in Mocambique para todos – 10.06.2013 

Sem comentários: