sexta-feira, junho 28, 2013

STAE recenseou apenas 35 por cento dos potenciais eleitores em todo o país

Dos três milhões, quatrocentos e noventa e cinco eleitores previstos, o STAE recenseou apenas um milhão, duzentos e quarenta e quatro mil e quinhentos e vinte nove eleitores.
O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) ainda está longe de atingir as metas do processo de recenseamento eleitoral. A cifra de registos ainda está muito abaixo dos 50 por cento.Dos três milhões, quatrocentos e noventa e cinco eleitores pre­vistos, o STAE recenseou apenas um milhão, duzentos e quarenta e quatro mil e quinhentos e vin­te nove, o que representa 35 por cento.

Mesmo assim, falando duran­te uma conferência de imprensa para o balanço dos primeiros 30 dias do recenseamento, o direc­tor-geral do STAE, Felisberto Naife, disse estar a registar um crescimento assinalável do nú­mero de eleitores registados.
“Estamos a notar uma grande afluência dos eleitores aos postos de recenseamento. Houve uma melhoria no processo, pois está a decorrer normalmente no que diz respeito à afluência dos muníci­pes”, explicou Naife.
Contudo, há algumas provín­cias cujos índices de recensea­mento são mais preocupantes. Nampula e Zambézia registam as taxas mais baixas do proces­so: 25%. Por isso, o STAE pretende au­mentar a supervisão e o número de equipamentos em todas as brigadas, mesmo naquelas cuja adesão é satisfatória, como for­ma de tentar acelerar o proces­so e aumentar a cobertura.

Fonte: O País online - 27.06.2013

Sem comentários: