terça-feira, julho 09, 2013

Elementos das FADM fazem-se passar por homens da Renamo e assaltam viaturas em Gorongosa

Três supostos elementos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM)  fizeram-se  passar por guerrilheiros da Renamo, em Gorongosa, e assaltaram duas viaturas, na Estrada Nacional Número 1, onde roubaram 30 mil meticais. Os assaltantes foram identificados pelas vítimas e agora estão detidos em Gorongosa.
 Os supostos militares das FADM, de acordo com as vítimas do assalto, que solicitaram anonimato, temendo represárias, roubaram também três telemóveis e vários bens.


Uma das viaturas assaltadas é mini-bus de transporte de passageiros que fazia o trajecto Quelimane – Chimoio. As nossas fontes, que seguiam na viatura, contaram ainda que, durante o assalto, os supostos elementos das FADM disseram que eram guerrilheiros da Renamo.

“Apontaram-nos as armas que traziam e ameaçaram-nos. Disseram que eram guerrilheiros da Renamo e exigiram que entregássemos tudo de valor que trazíamos. Temendo o pior, entregámos dinheiro, telemóveis e outros bens. Levaram tudo e entraram nas matas”, contou uma das vítimas.

O assalto, que ocorreu cerca das 02h00 da madrugada do último sábado, foi filmado, através de um celular por uma das vítimas. E o motorista do mini-bus parou numa unidade policial, em Gorongosa, onde as vítimas apresentaram a queixa.

A polícia agiu de imediato e seguiu viagem até ao local do assalto, que dista cerca de 50 quilómetros da vila sede de Gorongosa e onde está localizada uma das unidades das FADM, que está a guarnecer a base do líder da Renamo, Afonso Dhlakama.

No local, a polícia, em parceria com as FADM, organizou uma parada  e os autores do assalto terão sido identificados pelas vítimas. De imediato, foram detidos e encaminhados para as celas de Gorongosa, onde aguardam o julgamento.

Fonte: O País online - 09.08.2013

4 comentários:

Anónimo disse...

Essa e que e boa, esses da Frelimo gostaram da coisa. He he he, querem ser concurrencia para a renamo, puxa vida> Quem diria que os Frelimistas iriam fazer isso, isso mesmo e ser cara sem vergonha, roubar a sangue frio e dar culpas a renamo. Esses malfeitores ainda bem que foram apanhados, e estao nas maos da Justica. Acabou a vida facil. Bandidos estao em todo lado, nao so do lada da perdiz mas a macaroca tambem tem ovelhas negras

Anónimo disse...

INFELIZEMENTE, TENHO PENA DOS QUE FALAM MAL DA RENAMO SEM FUNDAMENTOS. A RENAMO DEFENDEM O POVO E A FRELIMO FAZ SOFRER O POVO. A FRELIMO COLOCOU FADM PARA ACELERRAR O CRIME NO PAIS E INCRIMINAR A RENAMO. QUE SE INFOIRME AO PRESIDENTE GUEBUZA QUE CONFIOU E COLOCOU A FADM EM GORONGOZA. O CRIME NESTE PAIS E ORGANIZADO. NEGAM RESPONDER AS EXIGENCIAS DA RENAMO PARA FACILITAR O AUMENTO CRIMINAL.

Anónimo disse...

Penso que deve se investigar a origem destes ladroes pois podem ser os elementos da renamo que se integraram na FADM . Quem sabe ?

Anónimo disse...

esta ultima conclusao e' interessante. Sr Ultimo anonimo. contra factos nao ha argumentos. as pessoas qu estao na zona da gorongoza sao jovens recem treinados mais ou menos. a guerra Renamo-frelimo acabou a 20 anos. e os homens que eram da renamo forma desmobilizados a muito tempo. A tu inteligencia nao consegue te levar ao ponto dee analisar que para esta ofensiva a frelimo nunca levaria homens da renamo para atacar o Dlakama? e' preciso ser quadrado para pensar assim. use a logica. Foram militares da FADM que fizeram isto. teria sido mais inteligente referi que isto pode nao indicar orintacoes superiores, mas de indisciplina. Porque as pessoas ligadas a frelimo sempre acham que o negativo esta do outro lado? porque acham que os mocambiqcanos mais inteligentes estao a frelimo? as pessoas se tornam inteligentes quando se liga a frelimo ou porque tem capacidade natural? Se ha uma cosia que nao ha duvida e' que a frelimo conseguiu lavar o cerebrod e muitos que so enxergam um palmo a frente do nariz e nao mais