domingo, julho 07, 2013

FIR tenta assaltar base da Renamo e provoca tiroteio em Muxúnguè

O comandante provincial da PRM em Sofala, Joaquim Nido, confirmou o ataque, mas desmentiu que tenha havido vítimas, quer mortais, quer feridos em ambas as forças
O posto administrativo de Muxúnguè, no distrito de Chibabava, a sul da província de Sofala, voltou a ser palco de confrontos militares entre a Forca de Intervenção Rá­pida (FIR) e os homens armados da Renamo.
O comandante provincial da Polícia da República de Moçam­bique (PRM) em Sofala, Joaquim Nido, confirmou o ataque, mas desmentiu que tenha havido ví­timas quer mortais, quer feridos em ambas as forças.
O episódio começou quando uma unidade da FIR deslocou­-se, na tarde de sexta-feira, à re­gião de Pandja, localizada a cer­ca de 30 quilómetros mais para o interior de Muxúnguè, à procura de homens armados da Renamo que teriam sido vistos por popu­lares a circular naquela região.
O comandante explicou, po­rém, que a operação da unidade da FIR posicionada em Muxún­guè tinha como objectivo neu­tralizar os homens da Renamo, de modo a garantir a circulação de pessoas e bens para o sul e norte de Moçambique, que re­sultou apenas na destruição de 53 cabanas daquelas forças re­beldes supostamente ligadas à Renamo.
“Não se tratou de nenhuma emboscada, ninguém morreu e ninguém ficou ferido nas nossas forças de segurança”, garantiu Joaquim Nido, tendo acrescen­tado que as operações visando a localização dos que chamou de bandidos armados vão continuar até às últimas consequências.
O nosso entrevistado garantiu, no entanto, que as forças de se­gurança vão continuar a vigiar a região compreendida entre Mu­xúnguè e rio Save, por forma a garantir a mobilidade de pessoas e bens.

Fonte: O País online - 08.07.2013

Sem comentários: