domingo, agosto 11, 2013

Forças Armadas e homens da Renamo voltam a trocar tiros em Muxúnguè

Dois elementos das forças governamentais terão morrido no confronto do último sábado, um, no local do incidente, e o outro, no hospital provincial de Chimoio, ontem.

Uma patrulha mista – composta pelos membros das Forças Armadas de Defesa de Moçambique e das Forças de Intervenção Rápida – confrontou-se, na manhã do último sábado, com os homens armados da Renamo, em Pandja, posto administrativo de Muxúnguè, no distrito de Chibabava, em Sofala.


Durante o confronto, um sargento das Forças Armadas da Defesa de Moçambique foi atingido mortalmente, no local, e três elementos da Força de Intervenção Rápida contraíram ferimentos, dois dos quais com gravidade.

Segundo apurámos de fontes ligadas às forças armadas estacionadas em Muxúnguè, o militar morto, assim como os três polícias feridos, foram transportados para o Hospital Provincial de Chimoio, supostamente, para evitar o aparato mediático na Beira.

Um dos dois feridos graves morreu na tarde de ontem, no mesmo hospital. Neste momento, encontram-se internados dois agentes da Força da Intervenção Rápida.

As mesmas fontes contam que os confrontos ocorreram muito próximo do local onde, recentemente, a brigada mista das Forças Armadas e da Intervenção Rápida destruíram, no princípio do mês passado, as cabanas onde se acomodavam os homens armados da Renamo.

Fonte: O País online - 12.08.2013

16 comentários:

Eu Daqui disse...

Mas será que PR ainda não acredita que a solução para o diferendo não está nos patrulhamentos descabidos que se fazem em Muxungue? Aonde vamos com esta (in)governação?

Coitado de mim e de filhos de moçambicanos inocentes.

Anónimo disse...

A solucao e permitir que os bandidos A. Tomem cnota de nos e matem a toa isso o sim. O exercito deve aplaudir o terror contra nos ?!!! Nao compreendo malucos

Anónimo disse...

Voces miltar do Governo querem ser rigorosos ate guando? Pensam fasemdo patrulha do inimigos depos de destruir as cabanas é fasel? So para provocar quera e nos que nao sobems disparar ond vamos? Seus mafiosos.

Eu Daqui disse...

António primeiro, maluco é quem manda cercar o outro sem nenhuma ordem jurídica. Maluco é que pensa que a solução do problema que enferma o meu país está nas armas. Maluco é quem não tem (não se dá) tempo de resolver problemas da sua casa. Maluco és tu,António. Além de maluco és muito inconsequente: quem são os bandidos? Não não serão aqueles cujos bolsos carregam tanto dinheiro?

Como já te disse uma vez, tu vives fora do tu, mas não há problema, pois vais tombar junto com o regime fascista que já apresenta indícios de podridão...

Anónimo disse...

Eu daqui, voce pensa que e psiquiatra. mas os teus comentarios demonstram que es mais e um psicol. Ja estas maluco das tuas proprias maluquices. Nos o povo estamos fartos destes bandidos armados que nos matam e desses que lhes apoiam a nos matar e ainda andam a aplaudir isso. Eu quero viver em pas, e nao me gosta nada ver esses mamparras da renamo armados ate aos dentes a nos ameacar. A mim a frelimo nao me interessa, a renamo tambem nao tao pouco esses sem vergonha da MDM. sao todos desemvergonhados. Nos tempos de Maguicoxo esses Dhakama nao estaria a pedir perdao por sua corbadia. Matar inocentes e poclamar isso a luz do dia.

Reflectindo disse...

O anónimo que pensa que solucão é diálogo, porque não vai para Muxunguè para trazer-nos o resultado militar?
Há muito que eu disse que tu só escreves e escreverás em anonimato porque reconheces que só escreves asneiras. És um fantoche de tal sorte que não podes um dia te identificares e falares essa baboseira em frente de um moçambicano com cabeça.
Esses militares, agentes da polícia que morrem em Muxunguè em defesa dos TEUS interesses são filhos de seus pais, maridos das suas mulheres, pais de seus filhos. Entendes? Deixa de entregá-los à morte quando tu andas aqui a abusé-los usando anonimato.

Vá a Muxungué para trazer a resposta militar de que falas!

Reflectindo disse...

Ainda este tipo diz que o seu problema é o MDM. O que o MDM fez? Há algum do MDM nesse conflito armado?
O que o tipo deve estar a dizer é de que faz parte do grupo que está a mobilizar este conflito pensando que só assim é que vai continuar a sugar as riquezas do país.

Eu Daqui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eu Daqui disse...

Meu caro anónimo, eu admito ser maluco, como alegas. Contudo, gozo de uma lucidez no pensamento. Ademais, não estou alienado, mesmo porque a minha consciência não permitiria tal coisa.

Admito ser louco na perspectiva do Erasmo de Retordã, segundo a qual " o homem é meio louco e meio razão".

Ora, se tu não és louco, então não é homem. Isto de acordo com a perspectiva acima.

Se calhar seja a minha maluquice que me faz a não concordar que a vida de jovens inocentes seja posta em causa. Se calhar seja, igualmente, a minha maluquice que me faz não acreditar na (in)governação. Pode, ainda, ser a maluquice que me faz pensar que o povo moçambicano não precisa de guerra nem de presidentes beligerantes. A minha loucura/maluquice só pode estar nisso, meu caro anónimo.

Prezado anónimo, tu falas de bandidos. Eu questiono-te: já viste algum bandido pobre? Certamente que não, a não ser ladrão de galinhas do vizinho. Permite-me, querido anónimo, dizer que hoje o pior bandido é quem te faz acreditar cegamente no que tu pensas. Bandido é quem te escraviza mentalmente.

Tu, caro amigo, és um vesgo e extemporâneo. Ademais, deves estar ao serviço do teu dono, mas como te disse não é aqui que conseguirás corromper a consciência do povo, ainda que pacato.

Um dia, caro anónimo, eu dir-te-ei,ou melhor, falar-te-ei do projecto do qual deves fazer parte com intuito de enganar a opinião pública...um dia falar-te-ei...

Anónimo disse...

Irmaos nos somos todos filhos de Ngungunhana e de Mathonbozi . Nao ha malucos so irmaos. Dhakama , Moiane , Bissopo, Xideguelane , Sampaio, Maziwila tudo e familia a familia mocambicana

Eu Daqui disse...

Ora bem, meu querido amigo anónimo! Se tu soubesses que somos todos irmãos:
1. Não me chamaria de maluco só pelo simples facto de mostrar a minha indignação em relação à tamanha anarquia que se vive no país, resultante da ingovernação.

2. Não chamarias de bandidos os outros que reivindicam a paz, liberdade e democracia plenas.

3. Não serias adepto de tanta chacina de jovens inocentes (coitados), sacrificados por conta da truculência de arrogância de alguém.

Isso, meu caro amigo, não concorre para irmandade nem tampouco para paz e liberdade. Contudo, já é bom que começas a pensar dessa forma, óbvio se não for para nos distrair.

Anónimo disse...

Ora bem, penso que aqui ja ha muita confusao, ha muitos Antonios metidos nesta discussao e nesta sopa. Como os portugueses dizem

Eu Daqui disse...

Nota: não são "Antónios", mas sim anónimos. A solução para isso é colocarem um traço distintivo.

Reflectindo disse...

O anónimo ainda não foi a Muxunguè???

Unknown disse...

é triste e lamentável! o governo não sabe o k ta fazer, pedem ajuda ao pai chissano mais inteligente e não ser ditador pork o país não é de alguém.

Anónimo disse...

Anonimo(s), eu nao compreendo como o governo permite homens armados nos bosques? em nenhum pais civilizado isso acontece