terça-feira, agosto 13, 2013

Moçambicano inscreveu-se para ir a Marte com bilhete sem regresso

A missão Mars One já tem 100.000 voluntários para serem astronautas com bilhete só de ida. Mas de entre todos os que querem fazer parte da primeira tripulação a pisar o planeta vermelho existe um moçambicano, integrando um grupo de 32 que falam português.

A missão Mars One confirmou que o número de candidatos a participar no primeiro voo tripulado a Marte já chegou aos 100 mil apesar de as inscrições acabarem apenas no final do mês de Agosto. Mas o projecto de ir morar no planeta vermelho parece não ter entusiasmado por aí além os falantes do Português.


Com efeito, da centena de milhar de candidatos, apenas 32 falam português e o Brasil é o país lusófono que mais aspirantes a astrounautas tem. São 27 os brasileiros que pretendem ser seleccionados para a tripulação que partirá para uma viagem só de ida no verão de 2022. Portugal aparece em segundo lugar com quatro candidatos e Angola e Moçambique têm um candidato cada um.

O pai do projecto é o cientista holandês Bas Lansdorp. Em conferência pelo Twitter no dia 9, Lansdorp confirmou o número de inscritos e sublinhou haver ainda muita gente a trabalhar nos seus curricula e a decidir se paga o preço da inscrição, que varia consoante os países.

O projecto Mars One tem por objectivo colocar o primeiro grupo de humanos a viver no planeta vermelho, estando o lançamento da primeira nave tripulada previsto para o verão de 2022 e a chegada prevista após 210 dias de viagem.

Fonte: Rádio Mocambique - 13.08.2013

Sem comentários: