sexta-feira, agosto 09, 2013

Moçambique bem colocado para receber mais apoio americano

Moçambique é considerado um forte candidato para receber o segundo pacote financeiro dos Estados Unidos no âmbito da iniciativa da Conta do Desafio do Milénio.


O prazo do primeiro pacote de 506.9 milhões de dólares concedidos em 2007 terminou em Junho último, sendo que os projectos financiados devem terminar até Setembro próximo.

A conselheira especial do governo americano para os pacotes da corporação, Cassandra Butts, termina sexta-feira uma visita de trabalho a Moçambique.

Cassandra Butts visitou os principais projectos financiados pelo primeiro pacote, para verificar o grau de implementação e manifestou-se optimista quando à possibilidade de Moçambique ser um forte candidato para receber o segundo pacote financeiro.

Cassandra Butts disse que viu bons progressos em Nampula, uma das quatro províncias beneficiadas pelos projectos do compacto. As outras províncias abrangidas são Zambézia, Cabo Delgado e Niassa.

Cassandra Butts reuniu-se com a direcção do Millennium Challenge Account de Moçambique antes de partir de regresso a Washington.

Os principais projectos financiados pelo pacote são abastecimento de água e saneamento, reabilitação de estradas, acesso e posse seguro da terra e apoio ao rendimento dos agricultores que perderam as suas respectivas rendas devido à doença de amarelecimento do coqueiro. Há seis meses, o governo Moçambique entrou em pânico, por causa do atraso das obras e teve que adoptar uma série de medidas para obrigar os empreiteiros a acelerar o passo.

A estratégia funcionou, porque agora muitos projectos estão praticamente concluídos e os mais atrasados atingiram níveis considerados satisfatórios, segundo Paulo Fumane, director dos projectos que acompanhou a visita da conselheira americana
Entretanto, as obras de construção da estação de tratamento e armazenamento de água em Nacala estão suspensas e vão sair do pacote financeiro americano.
O empreiteiro, um consórcio indiano, não respeitou os prazos estabelecidos.

Fonte: VOA - 08.08.2013

Sem comentários: