sábado, agosto 31, 2013

O SAVANA impresso no estrangeiro

"O jornal que o leitor tem nas mãos foi impresso no estrangeiro, concretamente na África do Sul, o que acontece pela primeira vez, na história de quase vinte anos do mais antigo jornal independente de Moçambique.

Não queríamos que assim fosse, mas o respeito pelos nossos leitores, pelos nossos assinantes, pelos nossos anunciantes, acabou por determinar esta opção. É para todos deprimente e frustrante chegar tarde à rua, chegar com vários dias de atraso às capitais de província como aconteceu nas últimas semanas, por motivos que nos são completamente alheios.

Os nossos parceiros, os vários sectores económicos, os estudiosos da comunicação social em Moçambique e em África particularmente, têm aqui um caso de estudo, em como, durante 20 anos, todos os esforços foram feitos para privar a imprensa independente de uma gráfica que pudesse complementar as lutas plurais nas redacções para levar ao público uma informação com credibilidade e equilíbrio.

Para a história recente ficará um projecto apadrinhado pela Unesco em que a gráfica para a imprensa independente foi transformada, entre outras coisas, em emissores de rádio e outros equipamentos para a rádio do Estado. As gráficas para os independentes têm que vir de empréstimos bancários com juros a mais de 20%, complementados com garantias que dificilmente poderão cobrir tão avultados investimentos.

Como no passado, as adversidades não nos fazem virar a cara à luta. Por isso aqui estamos, como todas as semanas desde o dia 21 de Janeiro de 1994. De mangas arregaçadas !

Maputo, 29 de Agosto de 2013

Mediacoop SA

Sem comentários: