quarta-feira, setembro 04, 2013

Conselho Constitucional moçambicano chumba recurso da Renamo sobre "ilegalidade" da CNE

O Conselho Constitucional (CC) moçambicano rejeitou um recurso interposto pela Renamo, principal partido da oposição, que exigia que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) fosse declarada ilegal por o movimento não ter designado os seus representantes no órgão.

A CNE está a funcionar com apenas 11 dos seus 13 membros, porque a Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) não indicou os seus dois membros, em protesto contra a não inclusão na lei eleitoral de uma cláusula que preconiza a paridade nos órgãos eleitorais, que acusa de favorecerem a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder.


Em declarações à Lusa, o mandatário judicial da Renamo, Saimon Macuiana, disse que o Conselho Constitucional chumbou o pedido do partido por intempestividade e falta de legitimidade dos partidos para o pedido de declaração de inconstitucionalidade.

"Fomos, de facto, notificados pelo CC da decisão que rejeita o recurso da Renamo. Respeitamos e vamos acatar a decisão, mas a batalha não  acabou, porque serão exploradas outras janelas jurídicas para a reposição da legalidade", disse Saimon Macuiana.

O mandatário judicial da Renamo apontou como uma das opções a possibilidade de o partido reunir duas mil assinaturas exigidas pela Constituição da República para o pedido de declaração de inconstitucionalidade da composição da CNE, por integrar um juiz alegadamente em exercício de funções.

"Também podemos recorrer ao Tribunal Administrativo para impugnar a composição da CNE, conforme sugere no acórdão o próprio CC", disse Saimon Macuiana.

O acórdão do CC que chumba o recurso do principal partido da oposição segue-se à rejeição pelo mesmo órgão de um recurso apresentado por quatro pequenos partidos, que também pediam que a CNE fosse declarada ilegal pelo facto de a Renamo não ter designado os seus representantes no órgão.

Fonte: LUSA - 04.09.2013

Sem comentários: