quinta-feira, setembro 12, 2013

Partido moçambicano de oposição abastece bairros de Tete com água potável

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro partido do país, na oposição, está a abastecer gratuitamente alguns bairros da cidade de Tete com água potável, numa iniciativa inédita a poucos meses das eleições municipais. "Nós somos um partido político preocupado com o bem-estar do povo, e, enquanto tivermos possibilidade, tudo vamos fazer para apoiar a população, estando ou não no poder", disse à Lusa Celestino Bento, delegado provincial do MDM em Tete.


Os beneficiados com o abastecimento são os residentes dos bairros Mpadué e Matundo, que, às terças-feiras, têm recebido, de borla, 10 mil litros de água potável disponibilizada por aquele partido politico.

Apesar de ser a chamada capital mundial do carvão, a província de Tete e a sua capital, com o mesmo nome, continuam a ter graves carências de infraestruturas, nomeadamente, de abastecimento de água e energia elétrica.

Os populares daqueles bairros da capital provincial recorriam, até agora, a rios e poços com água imprópria, enquanto outros arriscavam ataques de crocodilos, quando se faziam ao rio Zambeze à procura de água para o seu consumo.

A poucos quilómetros, as maiores empresas mineiras do mundo, como a brasileira Vale, a anglo-australiana Rio Tinto e a indiana Jindal, escavam reservas incalculáveis de carvão, utilizando moderna tecnologia.

Celestino Bento prometeu estender esta ajuda a outros distritos de Tete, face ao "bom acolhimento" que tem tido entre a população.

"Dar-nos água de borla é algo que nunca esperei. Na zona onde estou tem havido muitos problemas de água, o que me obrigava a ir ao rio Zambeze, disse à Lusa Paula Finiasse, residente em Mpadué, Tete.

Fonte: LUSA in Mocambique para todos – 12.09.2013

7 comentários:

Anónimo disse...

Demagogia

Dolores disse...

Mais vale a demagogia que o genocidio silencioso

Reflectindo disse...

Bem dito Dolares. O anónimo deve apoiar o genocídio.

Anónimo disse...

Porque demagogia? Por iniciativa da oposicao ? E um gesto de mocambicanos para mocambicanos e de louvar. Nao precisa estar no poder para ajudar o povo

Reflectindo disse...

O primeiro anónimo, esse que chamou de demagogia deve carregar a culpa daquela população não ter água.

Anónimo disse...

Continuo a pensar que e demagogia. Se queres oferecer uma davida nao saiba a mao esquerda o faz a direita. E estes so quizeram fazer campanha....

Anónimo disse...

eh tam Dolares