terça-feira, outubro 22, 2013

Ataques representam uma declaração de guerra

Raúl Domingos
Antigo número dois da Renamo
“Penso que isto só pode significar início de um conflito armado, que era latente, mas que, neste momento, todos podemos confirmar que estamos numa situação de guerra. Uma guerra que poderia muito bem ser evitada se não fosse a falta de um diálogo sério, da intolerância política e de desejos inconfessáveis.”
Lutero Simango
Chefe da Bancada do MDM
“Qualquer violência gera outra violência e os moçambicanos não merecem viver neste ambiente de tensão militar e serem submetidos, novamente, a esta violência, porque sabemos qual é a consequência de uma violência armada e de imposições políticas.”
Francisco Campira
Partido Pasomo
“O governo trocou os papéis, ao invés de optar pelo diálogo, preferiu fazer o uso da força, assaltando a base onde o líder da Renamo estava estacionado com os seus homens. Se a Renamo responder com táctica de guerrilha, teremos uma grande instabilidade.”
João Massango
Partido Ecologista
“Vivemos momentos difíceis de guerra civil, o povo está agora no inferno. Eu acompanhei atentamente o discurso do Presidente da República na Beira, repisando a paz e estava convencido de que também era do seu interesse…mas quando as forças armadas ocupam a base, significa que a paz está em causa.”
João Mosca
Economista
“As incertezas são grandes porque o futuro é imprevisível. São incertezas para os investidores, para a economia, para os consumidores e para a própria população que é obrigada a fugir e a refugiar-se nas matas. ”
Dom Dinis Sengulane
Bispo anglicano
“Sejam quais forem as consequências desta operação, era desnecessária esta demonstração de forças. Aquilo que aconteceu, no fim-de-semana, já é extremamente grave e desnecessário. Não entendo como é possível que moçambicanos que se prezem podem, de facto, tratar-se um ao outro desta maneira.”

Fonte: O País online - 22.10.2013

11 comentários:

Unknown disse...

Porrrrrrra temos mal,a frelimo está agindo dum jeito muito cruel usando o espírito da ignorância. Frelimo vai para inferno pois nos estamos fartos...

Anónimo disse...

Pedro não acha que está sendo mais do que a Frelimo! Não te chocaram os ataques que a Renamo fez em Muchungue e tantos outros aos postos da Polícia!

Anónimo disse...

pedro voce esta muito certo, agora e' o momento de conhermos o que e' a Frelimo na sua integra para os que nao sabiam.Creio que acordem para que tenhamos uma palavra.

Anónimo disse...

Isto é uma merda mesmo. Somos todos moçambicados, o pk desta guerra? Irmaos... tudo esta connosco. É ja dia 20, saibamos a quem votar para nao passarmos essa vergonha e tudo aquilo que esses supostos camaradas nos metem....

Reflectindo disse...

Anónimo segundo e deve ser o mesmo o terceiro. Vc já sabe quem atacou o Paiol de Savane matando 5 compatriotas? Eu estou a procura para entender a lógica diz uma coisa. isso é também em relação aos últimos ataques atribuídos à Renamo.

Anónimo disse...

Pois Irmaos , esta estalado o caus , sem a dhakama na oposicao xtams entreguis a propria sorte onde reina o mais forte Nessi Caso o partido no poder, olha ja virao o que aconteci aos que revindicao alguma inquietacao como e q o governo responde? Oprimindo militarmente quase k em todos casos k tentamos nos manifestar ... Sem Dhakama eles so vao perpetuar a oprecao sem direito a reclamar. Enoque

Anónimo disse...

Paz, paz aos camaradas, paz para frelimo, paz pra Renamo, paz pra todos! Irmãos durante esse tempo de paz, nós Moçambicanos, vivemos muito bem, a crise sentida no mundo inteiro, aqui em Moçambique nao se sentiu, isto graças a paz, é por bem vindo aos turistas, investimentos estrangeiros e mais. Agora temos que saber e pensar que olho por olho, dente por dente, so aguda o conflito. Vejamos o que a síria está passando hoje. Nós nao vamos esperar um milhão de mortes so para depois falarmos de reconciliação novata. Onde nasce conflito, aparece vários oportunistas financeiros. O que custa dar ao djlakama a comida que ele quer? Quanto dinheiro por aí está sendo desviado nos cofres do estado? E por que nao dar a políticos so para fechar a boca?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Reflectindo disse...

Quem entender me abusar usando anonimato aqui no meu blog, já sabe. Eu não gosto de cobardia.

Pitra disse...

Os moz precisam de paz, ja chega os tempos de guerra. os interesses particulares de Dhakama e Ghebuza nao devem nunca suplantar o interesse geral dos Moz, o que estes dois homens estao fazer é um autentico crime de leza humanidade.isto é Maquiavelismo.degladiar-se ate a morte nao é a soluçao para nenhum dos dois. nao siga o exemplo de angola, onde a democracia ficou orfao , por causa da morte de savimbi.

Anónimo disse...

Pois mas como pode haver paz e tranquilidade e segurança e liberdade das populações se há guerrilheiros armados? Em parte nenhuma pode haver paz assim.