segunda-feira, outubro 14, 2013

Em Ngauma, província do Niassa: agente da PRM recusou escoltar 1.º secretário da Frelimo e… foi detido

“Eu não neguei absolutamente, mas, sim, exigi ajuda de custo para a tal operação de três dias que ele iria efectuar, mas o comandante distrital mandou-me prender considerando-me indisciplinado”, contou ao Canalmoz o agente da PRM"

Na localidade de Guevela, no distrito de Ngauma (Niassa), um agente da Polícia da República de Moçambique (PRM) foi detido por recusar integrar a escolta do primeiro secretário do partido Frelimo, na província do Niassa, Cornélio Laisse.


O agente não negou cumprir a missão, mas exigia que lhe fosse dado valor de ajuda de custo que está previsto no Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado. O comandante local da PRM diz que esta exigência constitui “indisciplina”, segundo contou o mesmo agente.

O caso deu-se há três semanas quando o primeiro secretário provincial do partido Frelimo, Cornélio Laisse, ido da cidade de Lichinga, iria visitar a localidade de Guevela, no distrito de Ngauma, na província do Niassa.

“Detiveram-me por negar escoltar o primeiro secretário do partido Frelimo no Niassa. Eu não neguei absolutamente, mas, sim, exigi ajuda de custo para a tal operação de três dias que ele iria efectuar, mas o comandante distrital mandou-me deter considerando-me indisciplinado,” contou o agente detido pedindo anonimato.

“Este caso está ultrapassado, o tal agente encontra-se na cadeia, sim senhor”

Em contacto telefónico com o comandante provincial da Polícia de Moçambique no Niassa, Amaral Bossela, confirmou o sucedido e disse que “este caso está ultrapassado, o tal agente encontra-se na cadeia, sim senhor, mas para saber mais detalhes contacte o comandante distrital de Ngauma, senhor jornalista,” disse Amaral Bossela.

Questionado sobre o caso se era legal ou não, o comandante Amaral Bossela negou tecer mais comentários sobre o caso alegando que só poderíamos ter mais detalhes através do comandante distrital da PRM em Ngauma.

Há mais de uma semana estamos a tentar, sem sucesso, ouvir o comandante distrital da PRM de Ngauma. (Luciano da Conceição)

Fonte: Canalmoz in Diálogo sobre Mocambique - 15.10.2013

Sem comentários: