segunda-feira, outubro 14, 2013

Jornalistas moçambicanos ganham Prémio CNN Multichoice African Journalist Award

Os jornalistas moçambicanos Lázaro Mabunda, do diário O País, e Celma Marivate, do canal de televisão Miramar, venceram o Prémio CNN Multichoice African Journalists Award 2013, na categoria de imprensa e televisão da língua portuguesa, respetivamente.
Num ato que decorreu no fim-de-semana na cidade sul-africana do Cabo, o júri do Prémio CNN Multichoice African Journalistas Award 2013 declarou Lázaro Mabunda vencedor na categoria de imprensa na língua portuguesa com a reportagem "Negócios de Luxo".
O trabalho versa sobre o dinheiro gerado pela caça furtiva de elefantes e rinocerontes, para a extração de marfim e cornos, por moçambicanos que operam clandestinamente no parque sul-africano de Krueger.
"Sinto-me muito prestigiado por ter ganhado o prémio, porque tem uma grande dimensão. O reconhecimento também mostra a seriedade com que o mundo está a olhar para a caça furtiva do elefante e do rinoceronte e as consequências graves dessa prática, porque também estão a morrer pessoas", disse à Lusa o jornalista.
Por seu turno, Celma Marivate, repetiu este ano o prémio (que vencera em 2011) com um trabalho sobre o "Conflito Homem-Animal", que relata a destruição de culturas agrícolas e a morte de animais bravios e pessoas no distrito de Chemba, província de Sofala, centro de Moçambique, na sequência de incidentes entre animais e a população local.
"Vejo o prémio como sinal de que o jornalismo feito por mulheres em Moçambique tem pujança, porque é a segunda vez que ganho", disse Celma Marivate.
Além de Lázaro Mabunda e Celma Marivate, três jornalistas moçambicanos já ganharam o Prémio CNN Multichoice African Journalists Award.
O principal Prémio CNN Multichoice African Journalists Award 2013 foi conquistado pelas jornalistas sul-africanas Msindisi Fengu e Yandisa Monakali pela sua reportagem sobre a vida nos lares de estudantes na África do Sul, que, no trabalho, são equiparados a celas prisionais.
PMA // MLL
Fonte: LUSA - 14.10.2013

Sem comentários: