quinta-feira, outubro 24, 2013

Sociedade civil ataca presidente da República

Organizações moçambicanas da sociedade civil acusaram, ontem, o Presidente Armando Guebuza de violar a Constituição, pelo ataque do exército a uma base da Renamo, sob pretexto de reposição da ordem pública, porque, dizem, constitucionalmente esta acção cabe à polícia.

Na segunda-feira, as Forças Armadas de Defesa de Moçambique e a Renamo anunciaram a ocupação da base do principal partido da oposição moçambicana, em Santungira, na serra de Gorongosa, onde o líder daquela força política, Afonso Dhlakama, residia há um ano. A acção foi justificada como uma resposta a um ataque de homens da Renamo aos militares.


Falando a jornalistas, a presidente da Liga dos Direitos Humanos de Moçambique, Alice Mabota, disse que, para a sociedade civil moçambicana, “não está claro” o que aconteceu na Gorongosa e por que o ataque foi perpetrado pelo exército. Constitucionalmente, o Presidente moçambicano, Armando Guebuza, é o comandante em chefe das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.

“Não é função dos militares estar no terreno (...). Quem garante a ordem e tranquilidade é a polícia. Se tivesse sido atacada a polícia, talvez pudéssemos acreditar. E não podemos dizer que o Governo é legítimo para fazer e desfazer, porque está para servir os cidadãos. Se os cidadãos não concordam, por vezes, é necessário respeitar”, disse Alice Mabota.

Fonte: O País online - 24.10.2013

7 comentários:

Anónimo disse...

E o que diz a sociedade civil por não poderem circular livremente cidadãos e mercadorias pela EN1?

Anónimo disse...

A vida dos Mocambicanos esta nas maos do governo.

Anónimo disse...

Eu nao entendo exxa populaçao,falam sem um conhecimento previo em certos axxuntos.A nha pergunta é,..O que entende de Militarismo a Dra Alice Mabote.? Dexa d fala a toa Dra.

Unknown disse...

Os vossos três comentários São comédias pah! A Dr Alice Mabota está 100% dentro da razão. Meus camaradas vocês precisam ler mais a constituição da república, talvez vão despertar do vosso sono guebuzista!

Anónimo disse...

Alice mabota coberta de razao e esses burros so escrevem e nao sabem o k escrevem, ate hoje ha kem tem coragem de votar em actos de guebusa?

Anónimo disse...

Olha nem o ditador Guebuza nem o outro dlhakama ninguem tem razão.nao podem usar as armas para mostrar k são ricos e cada um tem poder.porque em suma comem juntos.usam o sangue do povo para fortificarem as suas riquezas.a FRELIMO e a RENAMO todos estao na assembleia da republica no conselho do estado ate algumas elites da defesa são dos 2 partidos.agora porque o uso das armas?so para matar o povo k os confiou?pensem bem e terminem por bem essa vossa guerra seus ditadores.comem do povo e matam o mesmo povo.sintam vergonha

Anónimo disse...

Meu irmao tas coberto de razao. Esses so querem matar o povo como o presidente da siria matou o seu povo sem piedade.