domingo, outubro 27, 2013

Terceiro maior partido do país quer "devolver a dignidade" à capital do carvão

O MDM, terceiro maior partido de Moçambique, prometeu "devolver a dignidade" aos habitantes do município de Tete, capital da província de Tete, rica em carvão, caso vença as eleições municipais de 20 de novembro.
Tete, na região central de Moçambique, é um dos 53 municípios do país que vão acolher as eleições municipais de 20 de novembro, as quartas eleições locais na história do país.
Em declarações à Lusa, o delegado do MDM (Movimento Democrático de Moçambique) na província de Tete, Celestino Bento, afirmou que o projeto político da organização passa por devolver a dignidade aos habitantes do município de Tete, caso ganhe as eleições.
"Vamos prestar muita atenção na melhoria da educação, garantia de melhores condições de saúde e o saneamento do meio, como forma de devolver a dignidade aos munícipes de Tete", afirmou Celestino Bento.
Para Celestino Bento, os moradores da cidade de Tete sentem-se marginalizados pelas políticas de governação implementadas pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido que dirige o município.
"Os residentes já perderam o orgulho pelo seu país, estando a viver com se não estivessem na sua própria pátria", enfatizou o delegado do MDM em Tete.
A província de Tete, incluindo a sua capital, é rica em carvão mineral, e o distrito de Moatize, na província, é neste momento palco de exploração e prospeção do minério por parte de multinacionais que operam na zona.
O MDM, fundado em 2008, governa em dois municípios: Beira, que tem como edil o líder do partido, Daviz Simango, e Quelimane, dirigido por Manuel de Araújo, ambos no centro do país.

Fonte: LUSA - 27.10.2013

Sem comentários: