sexta-feira, novembro 22, 2013

FIR abre fogo contra a população em Mocuba e mata um cidadão

A FIR acaba de assassinar a tiro, há momentos, um cidadão que fazia parte de uma multidão que ia ao STAE exigir resultados em Mocuba. Sabe-se que a contagem dos votos em Mocuba da vitória ao MDM e ao seu candidato. Quando já tinha os resultados o STAE reuniu na tarde de ontem, de emergência em Mocuba, porque a candidata da Frelimo, Beatriz Nhula, perdeu as eleições a favor do candidato do MDM, Fernando Pequenino. Até a tarde de ontem, quando já estavam contados quase que todas as mesas, a candidata da Frelimo teve 10090 votos, contra 10630 votos do candidato do MDM. A Frelimo ganhou para a Assembleia Municipal com uma margem mínima. Teve 10501 votos, contra 9644 do MDM.
Os quadros do STAE instruíram os jornalistas da TVM e da RM para não anunciarem os resultados. Por isso, até aqui ainda não eram públicos os resultados de Mocuba. Um jornalista de um órgão público disse ao Canalmoz que os quadros do STAE estavam a “ajustar os resultados”.
Mesmo assim o STAE não está a dar resultados de Mocuba. Já há um morto e muitos feridos. A vila está em alvoroço.

Fonte: Canalmoz - 22.11.2013

9 comentários:

Anónimo disse...

Agora compreende_se as razoes de concentracao das tropas e da FIr na zona da Gorongosa, foi exclusivamente para aterrorizar o processo eleitoral na zona centro. Ataque a residencia do lider da Renamo em sandujira tal como na Beira foi um pretesto. O seu fim era para inviabilizar o MDM, no processo eleitoral.

Anónimo disse...

Meu deus ninguem vai sobreviver neste ataque n nosso criador la k tamos n cural e amarado nao temos como ns defender ne fugir a cada dia escolhem quem querem matar seraque serak ninguem d fora ve isto para nos ajudar? Por favor africa europa asia e america dao ns mao por favor

Anónimo disse...

existe pessoas treinadas para estar nas urnas a contar votos ms esse diregente manuel araujo causadores dessas polemicas em zambezia do que fzer sua campanha ando dizer para populaxao invandir mesas de votos consequencias disso houve reaxao da prm .outras cidades como chimoio maputo nao tiverao mesmas coisas pk o nivel da academica e moral das pessoas sao bem deferentes

Anónimo disse...

Esse e o teu ponto de vsta. Nao hha razao para see matar cidadaos indefesos, como se estivessem em Guerra e todos armados. Nao acredito que Manuel de Araujo tenha orientado. O amor do povo por Quelimane eh que levou ao sacrificio. Nao acha? Sejamos sensatos e humanos.

Anónimo disse...

Atencao anonimo 3, quais suas origem e filiacao partidaria?
Defendes as matancas? Es criminoso? Cuidado com tuas escritas! Araujo disse a FIR para matar? Ao teu saber, a FIR so mata, reprime e tudo so em Municipios onde a oposicao deveria ganhar por voto real. Na Munhava- Beira, populacao disse: nao saio daqui, estou a controlar meu voto para nao ser roubado. Sera maluco que disse isso? Do sul, toda FIR foi exportada para o centro, sabias disso? Morre se apenas no centro, descobriste isso? Nao sejas cobarde! Ou pertences a G40?

Goldman disse...

Paz Moçambique, eu sou da paz, e pela paz posso entregar a minha própria vida aos seus inimigos. Em Quelimane morreu-se porque as pessoas nao preferiram os assassinos e gatunos da Frente de Libertaçao de Moçambique, isto não é lógico! se somente dirige aquele que é escolhido pelo povo, entao por que Guebuza e seus companheiros querem prender as pessoas no que não querem? me diga Moçambique, que povo o tal de Guebuza quer continuar a governar? quer governar a quem? se ele quer matar a todos moçambicanos. amados, eu nao sou politico e muito menos de algum partido político, nao sou da FLM, nem da MDM e muito menos de outros assassinos (Renamo).
A minha oração é que Deus faça a justiça, dea cada um a sua sorte conforme o semeou.
Eu pessoalmente nao estou contra partido algum, mas sim cintra actos macábros de certos homens dos partidos políticos! o único partido politico que ficou a ganhar a confiança e o voto do povo moçambicano é o Movimento Democrático de Moçambique (MDM). sim merece, este não mata ninguem por enquanto para intimidar o restante a escolher a este partido com medo também morrerem. Eu também oro para que Deus converta coraçoes dessa gente sanguinária.
Aliás, o problema é que muitos líderes do mundo nao querem se converter e tornarem-se cristãos, preferem ser religiosos e a religiosidade meus irmaos nao muda ou nao transforma a vida de nenhum homem.
Guebuza, procura uma denominação religiosa evangélica e pentecostal que possa ajudar-te a rever a sua vida e pedir misercórdia a Deus para que te possa perdoar de todas as suas culpas e pecados.
Sem querer maldizer a alguma confição religiosa, somente tenho a dizer fique atento senao vais te integrar numa que quase vai fazer te piorar! Dobra seus joelhos nao tenhas receiro criatura, e confesse até o mínimo pecado que ja cometeste na vida e peça a ele para que te guie e te dea jeito e juizo para melhor conduzir Moçambique.
Mais um conselho rapaz, lê sempre a Bíblia Sagrada, nao Alcorão nem quaisquer outo tipo de livros. A bíblia tem bons e melhores conselhos para o Senhor Guebuza, por favor lê Provérbios 29:1-diz: o homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruido sem que haja remédio....
Entendeu isso Guebuza? caso te seja dificil compreender essas palavras sábias faladas e escritas por uma rei mais sábio e rico como ninguem mais na terra até hoje, venha me consultar.
entrega Mocuba quem ganhou, Gurué quem ganhou, Milange que ganhou a confiança dos muníncipes daquelas cidades.
E para a polícia moçambicana, só tenho a lamentar o uso que soís feito pela Frente! eu sei que voces nao teêm escolha, pois se negarem nao emprego, mas veja se podes dar um jeito de sair dessa sujeira!

Anónimo disse...

Ashas q sujeira e isto. Vc cresceu a ond? Tud novo brilha xpere o amnha.

Anónimo disse...

Voce e politico relegioso? Pq fala mala de outros a dzer q guebuza n pod ler alcorao so biblia sagrada? S fosses politico ia dzer q dvesse votar MDM? O povo sabe q o partido da nacao e a frelimo e o seu presidente Armando Emilio Guebuza. N ns engane ouvio.

Anónimo disse...

Gatunos, bandidos, ladroes d voto ningm preciza d vcs nem dssa vossa Beatrizinha ca em MCB ganharao o municio cm robo "GATUNOS"