quinta-feira, novembro 21, 2013

Gurué será decidido em Maputo - mais uma vez!

O candidato da Frelimo para a presidência do Município de Gurué está à frente por apenas um voto, de acordo com dados recolhidos a partir dos resultados publicados nos editais das 49 assembleias de voto. Isto significa que o resultado será decidido pela requalificação dos votos nulos, o que é feito pela Comissão Nacional de Eleições, em Maputo. O mesmo já tinha sucedido no Gurué, nas eleições municipais anteriores, em 2008.

Jahanguir Hussen Jussub (Frelimo) obteve 6.626 votos contra 6.625 votos obtidos por Orlando Janeiro (MDM), numa participação eleitoral de 39%. Houve 316 votos inválidos (nulos). Todos os votos nulos são verificados pela CNE em Maputo e geralmente 30% são aceites como válidos. Assim, pode se prever que haverá entre 75 a 100 votos adicionais úteis, o que poderá alterar o resultado final.


A lei diz que o voto é válido se a intenção do eleitor for clara, mas também especifica como o “X” ou a impressão digital deve ser colocado do boletim de voto. Às vezes os membros da CNE devem usar sua discrição para decidir a validade ou não do voto.

A maioria dos votos nulos é, obviamente, invalidada. Muitas vezes, os membros da mesa de voto rejeitam boletins de voto com um grande “X” ou borrada de impressão digital que se arrasta até ao quadradinho dos outros candidatos, mas a CNE tem dito que a intenção do eleitor é clara.
Situação similar aconteceu nas eleições autárquicas de 2008, precisamente em Gurué. Havia quatro candidatos neste município e na contagem final, o candidato da Frelimo teve 4.934 votos, que foi de 16 votos a menos do que a metade dos 9.899 votos válidos. Isso teria forçado uma segunda volta, mas a CNE aceitou 93 boletins ora declarados nulos, dos quais 66 foram atribuídos ao candidato da Frelimo, que aumentou o número de votos válidos para 9 965 e o número de votos para o candidato da Frelimo passou para 5 000 e assim era mais do que a metade. Desta feita o candidato da Frelimo foi declarado vencedor, sem a necessidade da segunda volta.

Na votação de ontem, a maioria para o partido Frelimo na Assembleia Municipal é segura, com 6.742 Frelimo, superando os 6.409 votos do MDM.


Fonte: Boletim sobre o processo político em Moçambique Número EA 51- 21 de Novembro de 2013

Sem comentários: