terça-feira, dezembro 17, 2013

Comité Central poderá propor outros candidatos

Sucessão de Armando Guebuza decidida entre Fevereiro e Março
A decisão final sobre o próximo candidato da Frelimo às eleições presidenciais de 2014 caberá ao Comité Central do partido Frelimo. Embora a Comissão Política tenha escolhido Alberto Vaquina como seu candidato preferencial, acompanhado por José Pacheco e Filipe Nyusi, o Comité Central pode, à semelhança do que fez em Junho de 2002, propor novos candidatos ao escrutínio. Tudo vai depender do lobby que os candidatáveis irão desenvolver nos próximos dois meses.
Três cenários possíveis
Na próxima sessão do Comité Central, a ter lugar entre Fevereiro e Março de 2014, três cenários podem ocorrer. Primeiro, o Comité Central, dependendo do lobby interno, pode validar as candidaturas das três figuras indicadas pela Comissão política, nomeadamente, Alberto Vaquina, José Pacheco e Filipe Nyusi. Caso isso aconteça, os três irão a voto, de onde sairá o próximo candidato da Frelimo.
Segundo, o Comité Central pode indicar outros candidatos que julgar de peso para, juntamente com os três propostos pela Comissão Política, disputar o lugar de candidato do partido às próximas eleições.
Terceiro, o Comité Central, órgão supra Comissão Política, pode chumbar um, dois ou todos os pré-candidatos da Comissão Política e “puxar para si” o protagonismo de indicar os candidatos que julgar reunir condições extraordinárias para candidatos da Frelimo em 2014.
Os Estatutos da Frelimo atribuem, à luz do artigo 61, n.º 3, J, ao Comité Central, a competência de  “apreciar e aprovar as propostas da Comissão Política referentes às candidaturas da FRELIMO ou por ele apoiadas a Presidente da República”.
Fonte: O País online - 17.12.2013

3 comentários:

Eu Daqui disse...

Era bom que o Comité Central caísse na terceira hipótese.

Anónimo disse...

melhor Eneas Comichi presidente e Tomas Salomao primeiro ministro com poderes executivo

Anónimo disse...

Se um destes ganhar próximo pleito eleitoral, não parecerá que o actual esgotou os seus dois mandatos porque na minha opinião são iguais.
Pacheco - trata a sociedade paracendo que detém o concenso da nação
vaquina - parece arrogante
Nyusi - rebelde