segunda-feira, dezembro 30, 2013

Embaixadora zimbabweana pede asilo

A Embaixadora do Zimbabwe na Austrália desertou e pediu asilo político, afirmando recear pela sua segurança caso regresse ao seu país quando a sua colocação terminar, esta semana, foi sábado noticiado.

Jacqueline Zwambila criticou o regime “ilegítimo” do Presidente do seu país, Robert Mugabe, afirmando que saiu da residência oficial a quatro dias de deixar o cargo, mas não tem qualquer intenção de utilizar o seu bilhete de avião em classe executiva para regressar a casa, noticiou o jornal” Canberra Times”, citado pela agência Lusa.

“Eu não me sinto segura em regressar ao Zimbabwe, de todo”, afirmou Zwambila, que está alinhada com o Movimento pela Mudança Democrática (MDC), da oposição.


“Desde que as eleições de 31 de Julho foram tomadas pelo actual governo – que é ilegítimo – eu sabia que este era o fim da linha. Fim da linha para o povo do Zimbabwe… e para pessoas como eu, que foram indicadas pelo ex-Primeiro-Ministro Morgan Tsvangirai”, disse a embaixadora, num vídeo divulgado na página online do jornal.

O líder da oposição no Zimbabwe Tsvangirai, partilhou o poder com Mugabe até às eleições, controlando o Ministério das Finanças depois de ter formado um Governo de união, em 2009, após uma violenta disputa eleitoral.

O acordo de partilha de poder terminou quando o Presidente veterano ganhou as eleições de 31 de Julho com 61 por cento dos votos, contra os 34 por cento do seu rival, numa votação questionada por observadores internacionais.

“Fizeram-me tantas coisas desde que estou na Austrália, as campanhas sujas e ameaças… Não há qualquer hipótese de me sentir segura estando no Zimbabwe ou regressando ao Zimbabwe”, disse Zwambila, cuja missão termina amanhã.

“O meu objectivo principal como embaixadora era reatar com o Governo australiano após dez anos de hostilidade entre os governos” dos dois países, referiu.

Fonte: JORNAL NOTÍCIAS – 30.12.2013

Sem comentários: