terça-feira, dezembro 24, 2013

Ex-director provincial do Plano e Finanças de Niassa condenado a 22 anos de prisão

O ex-director provincial do Plano e Finanças de Niassa, Carlos Sitão, e o antigo chefe da Repartição de Administração e Finanças da mes­ma instituição, João Chaputerra, foram condenados a penas de 22 e 19 anos de prisão, respectiva­mente, por desvio de fundos do Estado.

O terceiro réu, Jacinto Belém Monteiro, funcionário da mesma instituição, que autorizou a utili­zação da sua conta bancária para transferências ilegais de fundos, foi ilibado, porque o Tribunal en­tende que este cedeu a sua conta inocentemente, não sabia que se­ria usada para o rombo financei­ro.


A sentença foi lida esta segunda­-feira pelo juiz da Segunda Secção do Tribunal Provincial de Nias­sa, Leonardo Mualia, segundo o qual, o réu Jacinto Belém Montei­ro “pensava que estava a ajudar a instituição e não a lidar com um esquema de desvio de fundos”.

O tribunal concluiu que os di­nheiros desviados foram num total de 10.613.845.22 meticais, e houve tentativa frustrada de des­vio de 957.701 meticais, que os réus alegaram, em sede do tribu­nal, que eram para pagar novas viaturas para a Direcção Provin­cial do Plano e Finanças de Nias­sa.

Entre vários crimes de desvio de fundos, pesa sobre Carlos Sitão o crime de desvio de fundos da refe­rida instituição para, alegadamen­te, pagar despesas da realização do Conselho Coordenador do seu ministério, havido em 2010, no distrito de Lago, quando as mes­mas despesas já haviam sido pagas a nível central.

Fonte: O País online - 24.12.2013

10 comentários:

Anónimo disse...

Que pena, teve um momento de tentacao e pronto. Mas sera que e motivo desta pena tao pesada?

Adercio. A. M disse...

Ate que devia ser mais qui isso pois sao pessoas que ficaram sem salarios e por ai fora e o senhor anonimo lambebota acha que nao merecem.

Anónimo disse...

mocambicano, deixa de pacividade. O que eh isso de penar um individuo que desviou teus impostos? Afinal oque mais nós keremx?

Anónimo disse...

vale pena esse so disviou, outros disviam mais que isso e ate hoje estao a matar a populacao e ainda conversam connosco.

Anónimo disse...

Essa Auditoria deve continuar, pois existem outros casos semelhantes que estao escondidos em diferentes partes do nosso belo mocambique. Por devemos comessar de cima para baixo.

Reflectindo disse...

Parece que o anónimo quer brincar connosco. Mas para o caso de corrupcão em Niassa até falta toda aquela gente envolvida. E porquê esses não foram julgados?

Anónimo disse...

Em Mocambique nao se condena sem provas, esse foi condenado e havia provas. Agora os que fala dos outros, apresentem as provas que com muito gosto, irei enviar esses malfeitores para as mamorras, deem me somente provas. Eu estou farto decorruptos, mastambemestoufartodos que somenteinsinuam falsamente.falsas acusacoes ecrime, quedeve ser punido Reflitam bem antes deacusar

Reflectindo disse...

Dar provas a um anónimo?

Anónimo disse...

Se tens provas apresente, eu o Anonimo Jeque irei tomar conta do assunto. Aqui entrernos 22 anos para este crime e muito, eu havia de propor 5 anos e uma multa que fosse de 2/3 do valor.

Anónimo disse...

Nao entendo o que preside e norteia tao pesada pena para crime de segunda ordem? Nalgum momento dever-se-ia voltar ao processo porque transparece aos olhos de muita gente que tudo cheira a manipulacao politica, punindo peixe miude e o graudo 'a solta. POR FAVOR OLHAR DE NOVO ESTE PROCESSO, SEM CONTUDO ESTAR A DEFENDER QUE OS CORRUPTOS NAO SEJA PUNIDOS. PUNIDOS SIM 'A MEDIDA DO CRIME.(DEDE MOQUIVALAKA)