quarta-feira, janeiro 29, 2014

A guerra pelo poder

Sucessão fracturante na Frelimo.
Ambiente tenso na Frelimo. A luta é agora bem visível. O nome de Luísa Diogo começa a ganhar peso, mas Aires Ali não está fora do campo de batalha.
Faltando um mês para a decisiva reunião do Comité Central da Frelimo, o jogo nos bastidores é cada vez mais forte e ameaça abrir feridas. A luta interna fez nascer dois grupos: a ala suportada pela actual direcção do partido e pelos antigos combatentes próximos do presidente da República e uma outra apoiada por elementos da governação de Samora Machel e Joaquim Chissano.
Os primeiros subscrevem a proposta da Comissão Política de levar à votação, no Comité Central, Alberto Vaquina, José Pacheco e Filipe Nyusi. O outro grupo não concorda e quer que Luísa Diogo esteja na lista dos candidatos a candidato da Frelimo ao mais importante cargo no país.
A direcção da Frelimo e os antigos combatentes com acesso ao Chefe de Estado entendem que um dos três pré-candidatos poderá manter a actual linha de governação do país, sem criar rupturas dentro do partido. O principal advogado destas candidaturas é o secretário-geral da Frelimo, Filipe Paúnde, que veio a público dizer que não há espaço para mais candidatos.
A afirmação do responsável pela máquina partidária era, no fundo, um recado às movimentações em sentido contrário às decisões da Comissão Política. Ou melhor, Paúnde avisava “aos de dentro e de fora” que o partido será inflexível a novas candidaturas.
Entretanto, fontes bem colocadas na Frelimo asseguram ao “O País” que uma nova ala, apoiada por Graça Machel, quer que Luísa Diogo concorra com os outros três ao lugar de candidato do partido.
Mas não é apenas pela mão de Graça Machel que a pressão está a ser feita. Elementos-chave da governação de Samora Machel e de Joaquim Chissano entraram na batalha. Pascoal Mocumbi, antigo primeiro-ministro, é um dos casos. O grupo é reforçado por alguns combatentes de luta de libertação nacional que lembram o papel de Luísa Diogo nas principais transformações económicas do país e na sua forte influência junto dos corredores mundiais.
Esta é também uma guerra de poder com fortes tendências étnicas que fez emergir grupos descontentes. Aires Ali e Eduardo Mulémbwè estão fora da corrida, mas o lobby Niassa não adormeceu. Aires Ali está a ser pressionado para avançar, só ainda não decidiu.

Fonte: O País online - 29.01.2014

12 comentários:

Anónimo disse...

Epa, fogo isso esta mesmo FXXXO

Anónimo disse...

Epa epa epa,
Espero k ñ venham se matar entre eles

Anónimo disse...

FaÇam tudo mas deêm prioridade a vossa vida, mano pacheco nao brinca, ele sabe fazer a melhor eliminatoria quando é assim. Lembrem se de caso montepuez......

Anónimo disse...

Eu prefiro o mano Simango, o tipo deixa a cidade suja mas epa, as coisas sao assim mesmo. Nao e o presidente que vai limpar a sujidade, pa. para isso temos os maxhopes, agora od Maxhopes nao querem ser maxhopes e as cidades andam sujas. Puxa, carracas, ate nao da pra andar nas ruas.

Anónimo disse...

Eu gostaria tambem de estar no poder, comer bem, eu tambem gosto de camarao. O que devo fazer para estar no poder? para ser deputado e comer bem? ajudem me a ser deputado, espero o vosso conselho e algumas dicas. Tambem gostaria de tomar conta da minha vida, um gajo ja esta a ficar velho, 35 e muito, se eu fosse um deputado ficaria feliz, muito feliz.

Mahlolane disse...

O ultimo anonimo, podia ser ajudado, mas parece ser um palhaço, k ate um dia pd enganar o povo, no minimo devia se identificar como forma de mostrar k esta p o povo, ñ keremx deputados k ñ respeitam as vontades do povo, mx sim tais ordens partidários, como me parece este anonimo. Quanto a guerra no partidão, era de esperar avaliando pelos candidatos escolhidos, k nos parece terem sido esforçados a se candidatarem. Isto ainda vai aquecendo meus pares.

Anónimo disse...

Concordo contigo amigo este ultimo anonimo e um palhaco que se apresente, nos nao gostamos de anonimos no poder

Anónimo disse...

Irmaos o Respeito entre nos como povo da mesma nacao e Bom. Que Disse que Maxope foi nascido Para limpar Cidade? Facemos Politica e Nao bricarmos por outros eu entendo como Dispreso aos nossos irmaos.

Anónimo disse...

Eu tambem me senti mal com essa de despresar os nossos irmaos de outras racas, isso nao deve ser assim, isso so mancha aos nossos politicos

Anónimo disse...

Vamos encorajar os Mafiosos da frelimo a se lixarem uns aos outros e quando acabarem de se matarrem ficaremos LIVRES deles de vez para SEMPRE! Sao todos BANDIDOS, nao ha nenhum limpo! Viva o ambicioso Guebuza ke iniciou a derrocada de toda a bandidagem, incluindo ele mesmo!

Anónimo disse...

fala serio este cabrao n nasceu para liderar o pais.sai guebuza

Anónimo disse...

estes dois ultimos anonimos so tem tem piolhos na cabeca