quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Juíz Paulino deixa PGR

O Juíz Augusto Paulino vai deixar o cargo de Procurador-Geral da República até ao final do mandato do Governo encabeçado pelo Presidente Armando Guebuza, soube ontem o Noticias de fontes seguras.
Segundo apuramos, embora ainda não tenha comunicado oficialmente a sua intenção de abandonar o cargo aos órgãos competentes, o nosso Jornal soube das mesmas fontes próximas que Augusto Paulino, que abandonará o cargo antes do fim do mandato, terá já transmitido esta vontade à família e colegas mais chegados. Para a tomada desta decisão, Augusto Paulino terá evocado a pretensão de deixar o cargo na mesma altura em que findar o mandato do Governo do Presidente Guebuza, pessoa que o nomeara e o reconduzira para o cargo de PGR.
“Mesmo tendo ainda três anos por cumprir no segundo mandato para o qual foi reconduzido em 2012, em principio ele pretende abdicar disso e deixar o cargo no mesmo mês que o Presidente Guebuza entregar a liderança do país ao novo presidente a sair das eleições gerais de Outubro. Entende ele que, por ter sido o Presidente Guebuza a indicá-lo para o cargo, é oportuno colocá-lo agora à disposição de alguém que será, também, da confiança do novo timoneiro” – explicou a nossa fonte, que acrescenta:
“Para além de ter contribuído muito para a edificação do Estado de Direito, Augusto Paulino entende que não é imperioso que cumpra o segundo mandato até ao fim. Assim, ele pretende sair para ceder lugar a um novo colega, bem como aproveitar a ocasião para se dedicar a outras tarefas.Ele diz que esta e' uma decisão meramente pessoal e que pretende ver concretizada no final do mandato deste Governo, com a saída do Presidente Guebuza".
Os seus feitos como juiz, demonstrados no julgamento do Caso Cardoso, bem como na liderança dos tribunais judiciais da cidade e província de Maputo, levaram a que o Presidente da Republica o nomeasse Procurador-Geral em 2007. Paulino é o quinto PGR na história da jovem Nação moçambicana depois de Joaquim Mulembwè, Sinai Nhatitima, António Namburete e Joaquim Madeira.
Nascido a 9 de Janeiro de 1961, no distrito de Inharrime, na Província de Inhambane, antes de abraçar a magistratura judicial, Augusto Paulino foi professor primário e assumiu vários cargos de direcção como quadro da Educação.

Fonte: Jornal Notícias – 18.02.2014

6 comentários:

Anónimo disse...

Xta muito mal isto procurador geral ker sair logo a saida do guebuza

Anónimo disse...

Augusto Paulino, incompetente que e', nao fez absoluta/te nada durante o tempo em que esteve na PGR! Gastou muito dinheiro publico c/carros de luxo e mordomias infindaveis; mas trabalho=0. Agiu como verdadeiro carrasco de partidos de oposicao p/proteger corruptos e malfeitores escondidos no governo! Minha sugestao e' de o Povo Mocambicano lhe meter na prisao prepetua logo que deixar a PGR! A BO e' lugar que lhe ficaria bem logo ke deixar a PGR....

Anónimo disse...

Dr Paulino, se vais deixar a "boa" vida logo que terminar o mandato do AG, entao ja' nao tens NADA a perder! Mande todos os malandros para cadeia, a comecar pela Fernanda Mocambique, funcionarios do TA, etc, etc....limpe a sua imagem que esta' cheia de matope!

Anónimo disse...

Gostaria k tantos outros seguissem o exemplo do PGR,abandonar o poder porke se permanecerem...Khalau deve ser um deles a abandonar,xtou com pena dos lambebotas vao ter k fugir de Moçambike.

Anónimo disse...

Lambebotas como Helder Jawana, Anisio Buanaissa (ou Mbuanaissa?), Rafael Shikhani, o parvo de Calton Cadeado e agora o Egidio Vaz, comecem a preparar a vossa fuga porque o povo esta' a esfregar as maos para pegar vossos tomates.

Anónimo disse...

O lambebota dos assaxinos de mocambique e cumplice de grandes lideres (Paulino) e' melhor abandonar o lugar antes k meta agua. Foste metido no lugar porque nao trouxe a verdade no caso Carlos cardoso, cobriu os verdadeiros criminosos k agora xtao a ser mortos tambem. Assim k abandonar vai ser assassinado tambem, xtao a tua xpera