quinta-feira, março 27, 2014

Médias públicos a serviço do partido no poder

“Depois de muitos anos de esforços da Rádio Moçambique e da Televisão de Moçambique para melhorar a cobertura, nas últimas eleições o nível de profissionalismo baixou. Tudo o que se veiculava e se comentava nestes órgãos mostrava claramente um favoritismo à Frelimo”, foi assim que Fernando Lima, jornalista, começou a sua intervenção. Segundo Lima, a falta de imparcialidade nos órgãos de comunicação social públicos na cobertura das eleições estende-se até ao anúncio dos resultados, não se limitando apenas à campanha. “Estive a cobrir as eleições autárquicas nas cidades de Quelimane e Gurúè e após a colagem dos editais fomos (jornalistas, observadores, partidos, etc.) recolhendo os dados. Os profissionais da RM e da TVM estiveram em todas as mesas mas só anunciavam, na sua maioria, resultados favoráveis à Frelimo”.
Na sua intervenção, Lima apelou à CNE e ao STAE para que assegurem o afastamento de pessoas estranhas aos processos eleitorais das mesas de votação uma vez que nem sequer estão credenciadas para estar naqueles locais. “São pessoas que muitas vezes dão instruções aos membros das mesas de voto, registam os nomes dos eleitores e os respectivos números de cartão”. As palavras de Lima foram secundadas por representantes dos partidos extraparlamentares, que acusaram, principalmente, a TVM de os tratar como “enteados” nas suas coberturas. “As equipas de reportagem da TVM já passaram por nós diversas vezes mas nem sequer pararam para cobrir a nossa campanha. O seu foco era o partido Frelimo. Um órgão público não pode pautar por esse comportamento”.
Fonte: @Verdade - 27.03.2014

2 comentários:

Anónimo disse...

Parem de reclarem. A Soico TV ou seja a Stv age da mesma maneira neste caso puro favoritismo a oposicao. Sou menbro da Frelimo vivo na Beira,vive situação desagradavel na campnha eleitoral na munhava onde fomos espancados pelos jovens de MDM. A stv estava la para dar cobertura, favoreceu a MDM alegando que tinham razao de nos espancar.

Reflectindo disse...

1. Tu anónimo ainda não sabes do que significa Médias Públicas e queres misturar os assuntos? Se não sabes esses órgãos são regulados pela lei eleitoral e têm obrigacão, OBRIGACÃO de nunca servir apenas a um partido. Consulte a lei eleitor para comentares com racionalidade.