sexta-feira, março 21, 2014

Oposição exige demissão de Zuma por desvio de 23 milhões de USD

A oposição sul-africana está a exigir a demissão de Jacob Zuma, porque se descobriu que o presidente gastou 23 milhões de dólares do erário público em obras numa propriedade que tem no campo.
O relatório publicado anteontem pela protectora do povo, Thuli Madonsela, acusa Zuma de “conduta imprópria” e exige que devolva na íntegra a verba que gastou para construir uma piscina, um anfiteatro, um centro para visitas, um curral e uma área para aves de capoeira, na sua quinta.
Zuma gastou dinheiro público a construir “opulência em larga escala”, disse a protectora do povo, Thuli Madonsela, na conferência de imprensa em que apresentou o documento de 400 páginas.
O gabinete do Protector do Povo está inscrito na Constituição sul-africana para investigar queixas contra o Governo e outros departamentos oficiais ou contra os que ocupam cargos públicos. É um organismo independente, regulamentado pela própria Constituição, e é agora dirigido por Madonsela, que é advogada especializada em direitos humanos.
Fonte: O País online - 21.03.2014

Sem comentários: