quinta-feira, março 27, 2014

Recrutamento compulsivo: Daviz Simango acusa FADM de recrutar jovens do MDM


 O presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) Daviz Simango acusa as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) de estarem a recrutar compulsivamente jovens do seu partido, nas cidades da Beira, Dondo e na Vila de Buzi, para integrarem as fileiras das forças governamentais no âmbito do conflito armado.

“Jovens do MDM nas cidades da Beira, Dondo e vila de Buzi estão a ser recrutado para o cumprimento do serviço militar obrigatório” acusou Daviz Simango.

Mesmo sem avançar números, Simango diz que os recrutamentos acontecem nos bairros e são liderados pelos respectivos secretários. Aliás, segundo Daviz Simango os jovens recrutados nem sequer estão inscritos no recenseamento militar. 

População de Buzi abalada

Depois da conferência de imprensa concedida pelo líder do MDM, um grupo de homens – supostamente pertencentes às FADM vestidos à paisana, recrutaram compulsivamente jovens no distrito de Búzi. 

FADM em Buzi estão para capturar Dlhakama

A movimentação das FADM – à paisana, no distrito de Buzi começou no mês passado. Segundo fontes militares, as FADM estão em Buzi, alegadamente, para capturarem o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, que suspeitam que esteja naquela parcela do País. 
Esta semana, as forças governamentais invadiram o santuário de Muenemukulo, supostamente, para desmantelarem um suposto grupo de homens armados. Apesar de não haver troca de tiros, o ambiente é agitado e os populares receiam eventuais confrontos entre as forças governamentais e os homens aramados da Renamo. (José Jeco)


Fonte: Canalmoz - 27.03.2014

1 comentário:

Anónimo disse...

Ja chega, momento de xibalo passou.