segunda-feira, março 31, 2014

SUÉCIA FINANCIA ORÇAMENTO FAMILIAR EM MOÇAMBIQUE

O Governo sueco vai desembolsar seis milhões de dólares para financiar o Instituto Nacional de Estatística na implementação do Inquérito de Orçamento Familiar (IOF) em Moçambique.

Para o efeito, ambos os governos assinaram, recentemente, um acordo nesse sentido. 

Um comunicado de imprensa da Embaixada da Suécia em Moçambique, recebido hoje pela AIM, refere que um dos componentes do programa visa apoiar o diálogo e a formação sobre o uso de dados estatísticos.


O IOF terá início em Junho do ano em curso e a contribuição da Suécia irá terminar em 2016. A implementação da IOF visa proporcionar estatísticas actualizadas sobre a situação da pobreza no país.

'Todos os decisores dependem do acesso à informação. A principal função do Sistema Nacional de Estatística é de disponibilizar informação verídica e imparcial aos cidadãos e organizações, seja em questões demográficas, sociais, económicas ou ambientais. Um bom debate público sobre a política de desenvolvimento baseia-se em factos', disse Ulla Andrén, embaixadora da Suécia em Moçambique. 

“Somente dados estatísticos podem fornecer indicações sobre como os índices de pobreza mudaram desde 2008, quando se realizou o último inquérito IOF”, acrescentou. 

Actualmente, o INE está a implementar um programa abrangente para fortalecer as capacidades e formar quadros da instituição. 

Por isso, o apoio da Suécia centra-se na promoção de uma cultura de estatísticas que contribuirá para uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento de Moçambique. 

O INE em parceria com o Ministério de Planificação e Desenvolvimento publicará os dados da pesquisa em 2015.

O último inquérito do IOF em Moçambique foi realizado em 2008.

Fonte: AIM - 31.03.2014

Sem comentários: