terça-feira, abril 22, 2014

– FRACO REEMBOLSO DOS “SETE MILHÕES” EM MOMA

Segundo, Araújo Momade, administrador distrital, de 2006 a 2013, este ponto do país recebeu cerca de 66,4 milhões de meticais, dinheiro usado para financiar 945 projectos de produção de comida, geração de renda e criação de postos de trabalho.

Os 3.215 mutuários usaram o dinheiro, implementando projectos em áreas tais como agricultura, comercio, pesca, pecuária e indústria, mas apenas reembolsaram aproximadamente 4,4 milhões de meticais, o correspondente a 7,45 por cento do valor disponibilizado.


Na apresentação destes dados, durante a recém - terminada Presidência Aberta e Inclusiva a província de Nampula, Momade disse, a titulo ilustrativo, que o posto administrativo de Moma-sede recebeu 36,9 milhões de meticais para financiar 472 projectos. Contudo, apenas 2,2 milhões foram reembolsados, o correspondente a 6,5 por cento.

O Posto administrativo de Chalaua beneficiou de 14,2 milhões usados na implementação de 206 projectos. Deste montante foram reembolsados 941 mil meticais, o equivalente a 8,3 por cento.

Por seu turno o Posto administrativo de Mucuali, que regista maior nível de reembolso, recebeu 8, 2 milhões de meticais para a implementação de 141 projectos, tendo reembolsado 868 mil meticais, o correspondente a 13,3 por cento.

O posto de Larde recebeu 7,1 milhões de meticais para apoiar a implementação de 126 projectos e reembolsou pouco mais de 401 mil meticais, o equivalente a sete por cento do valor alocado.

Segundo o administrador, este fundo teve um impacto positivo na vida das populações ao permitir a aquisição de tres tractores, aumento das áreas de cultivo e de produtividade que passou de 182.075 toneladas, em 2004, para 312.526,12 toneladas, em 2013.

Estas iniciativas favoreceram a melhoria da renda familiar a dieta alimentar com o aumento do efectivo pecuário, para além do surgimento de provedores de serviços de serralharia, carpintaria, processadoras, entre outras iniciativas, que permitiram a melhoria das condições de vida das populações.

“No âmbito da implementação destes projectos, os vendedores ambulantes foram transformados em vendedores fixos e também foi estancado o problema de falta de compradores da produção Agrícola”, disse o administrador.

Com vista a inverter o fraco nível de reembolso do FDD, o Conselho Consultivo Distrital constituiu comissões de trabalho a todos os níveis encarregues de fazer o acompanhamento e monitoria dos projectos financiados, e atribuir um tecto as localidades em função do reembolso do ano anterior.

O órgão decidiu ainda voltar a financiar os projectos que honraram os seus compromissos estabelecidos no contracto anterior e pela divulgaçao dos critérios de financiamento e projectos financiados em cada localidade.

Fonte: AIM - 22.04.2014

Sem comentários: