terça-feira, abril 29, 2014

GOVERNO MOÇAMBICANO APROVA NOVOS SALÁRIOS MÍNIMOS

Assim, o salario mínimo neste sector passou dos anteriores 2.500 meticais para 3.010 meticais (cerca de 100 dólares norte-americanos).

A informação foi avançada pela ministra do Trabalho, Helena Taipo, em conferência de imprensa havida no término de mais uma sessão do Conselho de Ministros que, entre outras acções, aprovou os novos salários mínimos.

Segundo a Ministra, na administração pública, defesa e segurança, a taxa de reajuste é de oito por cento, um incremento de 222,40 MT, fixando o salário mínimo em 3.002,4 MT.

No sector da pesca semi-industrial, a taxa de reajuste é de 11,1 por cento, um acréscimo de 317 MT, o que eleva o salário mínimo para 3.167 MT, enquanto o da pesca de Kapenta o reajuste é na ordem de oito por cento, correspondente a um incremento de 212 MT, fixando o salário mínimo em 2.857 MT.

O sector da extracção de minerais, que congrega três subsectores, tem um reajuste de 15 por cento para as grandes empresas que, agora, passam a pagar um salario mínimo de 5.350 MT. 

Para as pedreiras e areeiros, o salario mínimo passou para 4.316 MT, resultante do reajuste de 11 por cento, o correspondente a 428 MT, enquanto o subsector de salinas o reajuste de 3,15 por cento aumentou 122,47 MT, elevando o mínimo para 4.010 MT.

O sector da indústria transformadora, com dois subsectores, foi acordado, para a indústria, no seu todo, um reajuste salarial de 11,57 por cento, um aumento de 456,5 MT, o que eleva o salário mínimo para 4.400 MT.

Para a Indústria de panificação, a taxa de reajuste aprovada é de 9,38 por cento, o correspondente a um incremento de 300 MT, fixando, agora, o salário mínimo em 3.495 MT.

O sector da produção, distribuição de electricidade, gás e água, com dois subsectores, o reajuste é de 16,1 por cento, para as grandes empresas, o que fixou o novo salario mínimo em 4.768 MT.

As pequenas empresas deste ramo, a taxa de reajuste é de 9,1 por cento, um aumento de 373 MT que eleva o salário mínimo para 4.480 MT.

No sector de construção civil, a taxa de reajuste salarial é de 13,13 por cento, o correspondente a uma subida em 458,89 MT, passando o mínimo para 3.952,89 MT.

No sector dos serviços não financeiros foi aprovada a taxa de 10,5 por cento, o equivalente a um aumento de 402 MT, elevando assim o salário mínimo para 4.228 MT.

O sector dos serviços financeiros, com dois subsectores, foi aprovado, para os bancos e seguradoras, um reajuste de 9,5 por cento, ou seja um aumento de 647,68 MT, fixando o salário mínimo em 7.465 MT.

Para as empresas de Micro finanças, micro seguros e outras actividades auxiliares de intermediação financeira, a taxa de reajuste é de 6,21 por cento, um incremento de 423,68 MT. Assim, o salário mínimo passou para 7.241 MT.

De realçar que na administração pública, concretamente na classe médica, prevalece o acordo havido, em 2013, entre o governo e os médicos, aquando da paralisação laboral em que estes exigiam melhores condições salariais e de trabalho.

Os salários mínimos são reajustados anualmente com efeitos a partir de um de Abril.  (Anacleto Mercedes)


Fonte: AIM – 29.04.2014

14 comentários:

Anónimo disse...

tantos policias, militares que moreram no muxungwe e o governo vai aumentar so 8 por cento, isso nao e justo


Anónimo disse...

com esse salario que minimo de 3.002,4mt a corupcao em mocambique vai aumentar ainda mais.

Anónimo disse...

Vamos comparar estes salarios minimos com as regalias que um deputado tera ate a morte... Em mocambique estamos a ser empobrecidos...

Anónimo disse...

Gente tao burra,eles nao se iportam pork os filhos xtudam no estrangeiro,nos aki sofrendo....coruptos

unai cambuma disse...

3002 nem é salario de empregado de alguns peixes barrigudos, mas kem trabalha um mes inteiro para ter essa mizeria, que pena ne?

Anónimo disse...

Esses salarios sao justos estamos numa fase de desenvolvimento

Unknown disse...

a riqueza dos ricos nasce nas maos dos pobres, sao os pobres k fazem o andamento dad economias dos ricos

Unknown disse...

conheces o k è desenvolvimento? ou estais a lamber botas? vai ver indice d desenvolvimento humano, estamos na fase d crescimento economico, mais este crescimento economico nao esta sendo dividido duma forma equitativa( a divisao da riqueza nao esta sendo justa, existe tribalismo institucional, tribalismo economico, racismo economico,,, nao existe desenvolvimento o centro d interesses nao e a politica, a economia a ideologia marxista e comunista ,a manutencao do poder mesmo o povo nao votando o centro d intettesses e a pessoa humana, nao desenvolvimento 35 anos da idenpendencia criancas a sentar no chao, policias a pedir esmola na rua, nos hospital sem medicamentos, sao caracteridticas dos paises pobres.exportar materia prima a maioria dos sectores d estado sao marginais continuamos a depender da ajufa externa, recebemos 6 milhoes d dollares d ajuda externa d japao em arroz, num pais com uma terra fertil, porque k nao se negociou se nao duma forma marginal este valor para comprarmos tecnologia e exportar capital humano para formar tecnicos para produzirmos arroz em quantidade e qualidade? antes d falar d desenvolvimento procur especialista em desenvolvimento,


Anónimo disse...

Isso e injusto trabalho muito pra receber uma mereca

Anónimo disse...

Mas será que o governo aumentou quantos porcentos de salário no sector público

Anónimo disse...

Tomara k desta vez haja paradeiro do nosso dinheiri

Anónimo disse...

È triste

Anónimo disse...

Sem comentarios, a verdade da nossa situacao real, reflete-se nesses aumentos.

Anónimo disse...

O governo diz k o aumento sera de 10% enquanto na verdade são 5%, até onde vamos com tanta falsidade no nosso país?