quinta-feira, abril 24, 2014

Residentes de Nampula questionam eficácia de novas obras públicas

Em Nampula, no norte de Moçambique, a população está preocupada com a qualidade dos empreendimentos inaugurados na semana passada, pelo presidente, Armando Guebuza e questionam os métodos de aplicação dos financiamentos concedidos ao governo moçambicano.

Nampula questiona eficácia de novas obras públicas 3:45

Entre esses  empreendimentos estão o novo sistema de abastecimento de água à cidade de Nampula, da barragem de Nacala e da estrada que liga a províncias central da Zambézia e de Nampula, no norte, num troço de mais de 100 quilómetros, financiados pelo Governo dos Estados Unidos da América.
 
Na cidade de Nampula, o novo sistema de abastecimento de água, concebido para mais de 500 mil habitantes e que deveria duplicar a sua capacidade de distribuição de 20 mil para 40 mil metros cúbicos, continua com certas restrições, havendo bairros onde a população sente-se obrigada a percorrer distâncias para obter 20 litros de água.
 
Em Nacala-porto, a falta de água constitui o maior problema para os mais de 250 mil habitantes daquela cidade, apesar de o Presidente da República Armando Guebuza ter afirmado que o problema estava resolvido com a inauguração da barragem que dista 35 quilómetros daquela cidade.
 
Alguns populares ouvidos pela VOA em Nampula questionam os métodos de aplicação dos financiamentos alocados ao país.
 
Importa referir que o Governo americano, através do programa Millennium Challenge Corporation (MCC) disponibilizou  506,9 milhões de dólares, dos quais 447 milhões foram utilizados pelo Governo  para investimentos direccionados a quatro sectores, nomeadamente acesso e posse segura da terra, abastecimento de água e saneamento, estradas e agricultura.

Todo esse investimento devia beneficiar mais de três milhões de moçambicanos nas províncias nortenhas de Cabo Delgado, Niassa, Nampula e Zambézia.
 
Além disso, mais de um milhão de moçambicanos vão beneficiar desses investimentos no sector de terras em todo o país.

Um dos aspectos importantes do financiamento do programa americano é o facto de o país beneficiário não ter que reembolsar os fundos investidos. 
 
Refira-se que  o programa Millenium Challenge Account não foi renovado pelo Governo  americano.


Fonte: VOA – 24.04.2014

Sem comentários: