sexta-feira, maio 30, 2014

AINDA SOBRE AS LEIS DE LUXO

Por Tony Ndzawana
A incidencia maior da critica sobre o MDM é que uma franja consideravel da populacao tinha depositado naquele partido esperanças de uma postura diferente da prevalecente.
Alias, a Frelimo é que é a maior responsavel pela aprovacao da lei na AR pois, 191 deputados seus de um total de 250 votaram à favor desta lei de luxo. Segue-se a RNM que votou a favor das regalias com 51 deputados e por fim o MDM com apenas 8 deputados.
A Frelimo mobilizou os 76.4% de votos que tem direito na AR para votar à favor das regalias contra as quais a Sociedade Civil marchou depois de Mateus Katupa ter tentado inviabiliza-la.

Repartindo as responsabilidades teriamos:
- 76.4% Frelimo;
- 20.4% Renamo; e
- 3.2% MDM.

Como pode se notar o MDM com 3.2% de votos correspondentes aos seus 8 deputados na AR nao tinha como contrariar a Frelimo com 76.4% sendo este partido o proponente da lei, nem a Renamo tinha forças, atraves do voto, de impedir a vontade da Frelimo, nem a oposicao junta com 23.6% de votos associados podia demover as pretencoes do partido maioritario.
Entao, a Frelimo é a maior responsavel pela aprovacao das leis de luxo pela AR e nao o minoritario MDM que a opiniao publica vem apedrejando.

Retirado do Sou Moçambicano (Facebook)

1 comentário:

Anónimo disse...

O povo moçambicano devia falar as línguas de moçambique e não a língua do colonizador. Viva Moçambique totalmente independente.