segunda-feira, maio 19, 2014

Detidos, torturados, arrancados dinheiro e libertos

Membros da Renamo, em Mugeba (Mocuba)

- A Renamo diz que os dois membros usados como “troféus de guerra” pelas FADM/FIR foram capturados, sem qualquer mandato, na delegação política do seu partido.

Os dois membros da Renamo que tinham sido detidos pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS) em Marotane, posto administrativo de Mugeba, distrito de Mocuba, província da Zambézia, foram libertos na manhã de sábado, depois de terem permanecido quase 3 dias nas celas do Comando Distrital da PRM, em Mocuba.


A versão inicial contada pela força conjunta (FADM/FIR) indicava que os dois membros da Renamo tinham sido capturados no campo de combate, ou seja, que os dois faziam parte do grupo de homens armados que procurava reactivar a base da Renamo em Marotane.  A informação oficial da polícia que os dois tinham sido capturados no mato, na altura em que os outros membros da Renamo fugiam pela mata adentro.

Entretanto, a Renamo desmente a versão oficial dizendo que os seus dois membros foram detidos nas instalações onde funciona a delegação política da Renamo, na localidade de Marotane quando estavam a fazer as “actividades normais” ” da sua formação política no âmbito da preparação do processo eleitoral que vai culminar com a votação de 15 de Outubro próximo.

- A Renamo diz que os dois membros usados como “troféus de guerra” pelas FADM/FIR foram capturados, sem qualquer mandato, na delegação política do seu partido “actividades normais” da sua formação política no âmbito da preparação do processo eleitoral que vai culminar com a votação de 15 de Outubro próximo.

A versão da Renamo coincide integralmente com o pronun ciamento feito pelo militar das FADM ferido na perna quando, já no hospital contava a jornalistas o que efectiva mente tinha acontecido naquela quinta-feira.


Fonte: MediaFAX-  19.05.2014

Sem comentários: