sexta-feira, maio 23, 2014

Doadores voltam a falhar desembolsos ao Governo

O Governo volta a estar insatisfeito com os doadores por estes não terem cumprido, na totalidade, com as suas promessas de apoio ao Estado no ano passado. No seu relatório de avaliação do desempenho dos parceiros programáticos, o executivo conclui que os doadores não cumpriram com 14 das 23 metas que se comprometeram a apoiar em 2013.
Os dados mostram que  os parceiros cumpriram apenas com quatro das metas, o que correspondem a 17 por cento do total a serem alcançadas e cinco ainda estão em execução. Uma das metas que não foi cumprida tem a ver com o Apoio Directo ao Orçamento, onde foi acordado que os parceiros deviam desembolsar 43 por cento e só disponibilizaram 31 por cento do valor, facto que fez com que o Executivo não cumprisse com algumas das suas actividades. Por isso, desafia os países a serem mais responsáveis e a não repetirem o mesmo comportamento este ano.
Na avaliação ao  Governo, os Parceiros Programáticos (PAPs) não ficaram satisfeitos com a governação do Executivo moçambicano.  Das seis metas de Boa Governação, apenas duas foram atingidas pelo Executivo, três estão em processo de execução e uma não foi alcançada. Eles defendem que o Governo central devia passar alguns serviços para a gestão dos governos locais, como os distritais, municipais e os provinciais. 
Outra componente da Boa Governação é a corrupção. O grupo G19 defende que o Governo deve reduzir os níveis de corrupção, ou seja, “prosseguir com a implementação efectiva do pacote anti-corrupção e das leis existentes, incluindo o enfoque ao nível dos sectores“, indica a avaliação dos doadores.

Fonte: O País - 23.05.2014

2 comentários:

Anónimo disse...

Os doadores internacionais que apoiam o Orçamento Geral do Estado (OGE) na realidade promovem actos de corrupção e financiam os privilégios dos chefes de Estado e dos deputados.

Muito dinheiro é desviado por alguns membros do Governo moçambicano (conhecidos por “empresários de sucesso”, seus familiares e amigos) e nem um único dólar ajuda os pobres e necessitados.

Se os países doadores não cancelam por completo suas contribuições nunca acabarão as irregularidades.

Anónimo disse...

Obviamente, essas doações o governo exige para continuar a alimentar a corrupção e beneficiar um punhado de pessoas que se aliam com o regime do governo no poder. as atitudes do governo não ajudam a camada desfavorecida. Que os doadores abram os olh