segunda-feira, maio 19, 2014

Ministra manda fechar mina de Namajuba

A Ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, ordenou, este sábado, o encerramento imediato da mina de ouro a céu aberto de Namajuba, distrito de Memba, em Nampula, por considera que não existem condições técnicas e administrativas para a sua exploração.
A mina vinha sendo explorada de forma artesanal e ilegal por populares, nacionais e estrangeiros, tendo desabado na semana passada, causando a morte de dez pessoas.
Esperança Bias visitou a mina, na manhã do último sábado, tendo os garimpeiros informado que, no momento do desmoronamento dos solos, estavam dentro da mina cerca de 40 pessoas, das quais 15 foram resgatadas com vida.
A ministra disse esperar que a decisão de se encerrar aquela mina de ouro seja acatada pelos garimpeiros ilegais que, mesmo com incidente, insistiam em continuar com as actividades.
Na altura foram apreendidos no local alguns equipamentos usados para a extracção e tratamento do ouro, nomeadamente picaretas, pás, enxadas, moto-bombas e mangueiras pertencentes a uma cidadã que teimava em continuar com a actividade.
“Este lugar está ,definitivamente, encerrado e queremos apelar a todos para que respeitem esta decisão de forma a evitar que mais pessoas venham a perder a vida. Nós como Estado vamos fazer por garantir que se respeite a decisão tomada, até que se tome a deliberação de se licenciar esta área para a sua exploração”, sentenciou Esperança Bias.
Na sua curta estadia em Namajuba, a ministra aproveitou o momento para dialogar com os garimpeiros, autoridades locais e outros elementos que se dedicam à compra do ouro extraído naquela mina, para reflectir em torno da tragédia e, ao mesmo tempo, disseminar procedimentos para os interessados em constituir associações e legalizarem a actividade com vista a beneficiarem de assistência técnica para extracção do minério.
Desde que a mina de ouro de Namajuba foi descoberta, em Agosto do ano passado, esta movimentou cerca de quatro mil pessoas para àquela região pacata de Mazua, no distrito de Memba, onde a vida se confunde com a de um centro urbano, com pessoas oriundas de todos quadrantes do país a convergir para local em busca daquele minério precioso.
Fonte: Jornal Notícias - 19.05.2014

Sem comentários: