sábado, maio 24, 2014

Presidente do Malawi anula eleições por antever derrota

A Presidente do Malawi, Joyce Banda, anulou esta sexta-feira as eleições gerais que se realizaram esta semana no país quando os primeiros resultados divulgados mostraram que iria perder. A chefe de Estado justificou o acto com "irregularidades" durante a votação.

"Anulo as eleições com base nos poderes que a Constituição me confere", disse a Presidente, que marcou novas eleições para dentro de 90 dias. Os jornalistas que seguem a política deste país africano questionavam, porém, se a chefe de Estado tem de facto poder para tomar esta decisão.

"Quero dar à população a oportunidade de escolher os candidatos de forma livre. Quando se realizarem novas eleições, eu afasto-me." Não ficou claro o que queria dizer com esta frase — se não concorre dentro de 90 dias ou nas seguintes.

Na sexta-feira à noite, e com 30% dos votos contados, a Comissão Eleitoral começou a divulgar o resultado do escrutínio e Peter Mutharika estava à frente de Bada, com 42% dos votos — a Presidente estava com 23%.

A derrota de Joyce Banda era esperada. A meio da semana, a Presidente acusou um partido, que não nomeou, de se ter "infiltrado" na Comissão Eleitoral, o que este organismo negou.

A votação foi caótica, relata o jornalista da BBC no Malawi, que diz que houve quem tivesse votado fora do prazo das eleições pois houve grandes atrasos na entrega do material eleitoral às mesas de voto. 

Eleitores frustrados incendiaram uma mesa de voto e, noutra, destruíram o material. Em alguns lugares, prossegue a BBC, as urnas não chegaram a tempo e os comissários usaram baldes tapados com plástico como depósito para os votos.

No Malawi há 7,5 milhões de eleitores e estas foram as quintas eleições desde o fim do sistema de partido único, há 20 anos. Foi a primeira vez que as presidenciais e as legislativas se realizaram em simultâneo.

Fonte: Público.Pt – 24.05.2014

2 comentários:

Anónimo disse...

hehehe.... oque sempre digo que em Africa o partido da oposição nao vence as eleiçoes pode ate ter votos suficientes para tal mas vai haver sempre manipulações. Aconteceu no Zimbabwe e nao acontecendo por mais paises Africanos.

Anónimo disse...

Característica típica de pessoas que ascendem no poder sem projecto de governação. Assim sendo pensam que o cargo deve sr eterno. Nenhum president africano quer server o povo mas sim as familias deles.