quarta-feira, junho 25, 2014

Mulher com três filhos menores sobrevive nas ruas de Maputo

Cidadãos solidarizam-se com Gina e providenciam transporte de volta para terra natal
Gina Bernardo, 22 anos de idade, natural do distrito de Nicoadala, província da Zambézia, faz das ruas da cidade de Maputo o seu lugar de sobrevivência, pedido esmola durante o dia. A história não seria notícia se não fosse o facto de, durante a caminhada pelas ruas e avenidas da grande cidade, levar consigo dois bebés gémeos de dois meses e uma criança de três anos.
A jovem diz ter saído de Nicoadala há dois anos, juntamente com o seu marido, em busca de melhores condições de vida na capital do país. Uma vez em Maputo, a pequena família arrendou uma casa na periferia, mas a surpresa veio quando, há dois meses, a jovem deu à luz três gémeos, tendo o agregado familiar subido para seis membros.
“Eu ainda estava no hospital e ele saiu de casa. Quando voltei, procurei por ele e não o encontrei. A minha grande preocupação agora é ter apoio para voltar para Nicoadala”, desabafou a jovem mãe, com os olhos mergulhados em lágrimas.
A história de Gina sensibilizou muitas pessoas que acompanharam a reportagem na estação televisiva Stv, ontem, no “Jornal da Noite”, sendo que três cidadãos telefonaram à Redacção deste diário a oferecerem vários tipos de apoio, incluindo transporte terrestre de Maputo para Nicoadala. Trata-se de Minga Ricardo, de Nampula; Arsénio Samuel, da Zambézia; e mais dois cidadãos que não quiseram ser identificados.
Fonte: O País online 25.06.2014 - 2014

Sem comentários: