domingo, julho 27, 2014

Empresas de dúbia reputação complicam negócio do gás no Rovuma

Eldorado do gás e do petróleo na Bacia do Rovuma parece estar a arrastar para Moçambique, para além das grandes companhias conhecidas mundialmente nesta área, alguns empresários de cuja origem e capacidade não se tem qualquer historial, situação que poderá pôr em causa os avultados investimentos que estão a ser feitos naquela região, referem fontes que falaram ao SAVANA.


Segundo as informações a que o SAVANA teve acesso, alguns desses empresários fizeram parte da delegação italiana que esteve em Moçambique, em Maio, encabeçada pelo vice-Ministro do Desenvolvimento Económico daquele país europeu, Carlo Calenda.

As mesmas fontes referem que muitas vezes não está claro se estes empresários representam associações empresariais devidamente credenciadas, pois eles deslocam-se ao país ostentando títulos que não correspondem à verdade.

“São empresários que na Itália estão envolvidos em determinadas áreas empresariais, mas que quando chegam a Moçambique apresentam-se para fazer outros negócios, incluindo a gest􀂥o de lixo e na área da saúde”, disse uma fonte devidamente informada sobre os investimentos europeus em Moçambique.

Isto, referem, traz complicações para os investidores mais sérios, nomeadamente devido ao negócio de especulação da terra em que estão envolvidos em Pemba e Palma.

Foi citada uma grande empresa europeia que está a enfrentar dificuldades de desenvolver os seus negócios devido a entraves colocados por estes alegados especuladores.

“Precisamos de ter mais informação sobre estas empresas”, referiu a fonte, acrescentando que isso é importante para que não se abra espaço a oportunistas.

Algumas das empresas indicadas neste grupo são descritas como tendo se instalado em Moçambique há mais de um ano, tendo ganho apoio com promessas de formação de moçambicanos na Itália, mas que até aqui nenhum jovem moçambicano terá recebido qualquer formação naquele país. (F.G)


Fonte: SAVANA -25.07.2014

Sem comentários: