quarta-feira, julho 23, 2014

Khálau diz quer provas sobre má actuação da Polícia nas eleições


O Comandante-geral da Polícia está em Nampula para avaliar a preparação das forças policias com vista às eleições de 15 de Outubro. Além do encontro que manteve com todos os comandantes distritais, Jorge Khálau visitou igualmente os respectivos distritos. Em declarações à imprensa, Khálau disse que constatou uma boa prontidão da corporação e a existência de acções de prevenção de criminalidade, bem como de esclarecimentos em tempo útil de casos criminais que ocorrem.
 A título de exemplo, o comandante-geral disse que a PRM já recuperou os bens roubados há cerca de duas semanas na residência protocolar do presidente do município de Nampula, num assalto havido de madrugada, quando Muhamudo Amurane se encontrava a dormir. Mais do que recuperar bens, Khálau disse ser importante que a Polícia em Nampula esclareça as circunstâncias e motivações do assalto à residência do edil. Aliás, decorrem ainda as investigações sobre o detido, que deverão culminar com a submissão do processo às autoridades judiciais.
O comandante-geral da Polícia deixou claro que, na altura do assalto, a segurança da residência do edil era controlada pela Polícia municipal e não por agentes da PRM. Actualmente, a residência de Muhamudo Amurane é guarnecida por agentes da PRM.
Questionado sobre as sistemáticas acusações sobre a má actuação da Polícia nos processos eleitorais, Jorge Khálau respondeu que nunca recebeu provas sobre as queixas, mas sublinhou ser importante que os cidadãos entendam que, apesar de a lei obrigar que os agentes da Polícia se posicionem a uma distância de 300 metros das assembleias de voto, é também obrigatório que a Polícia intervenha sempre que se verificar a perturbação da ordem e segurança.
Fonte: O País online – 23.07.2014

Sem comentários: