quarta-feira, julho 30, 2014

Maus Tratos nas Prisões: Jovem Detido É Queimado Com Água a Ferver

O moçambicano Avelino Gonçalves Martinho, de 18 anos, foi detido por furto doméstico na 2ª Esquadra de Quelimane onde, alegadamente, agentes policiais lhe provocaram queimaduras de segundo grau com àgua a ferver. A PGR abriu um processo de averiguações, tendo sido já ouvido o comandante.

O Comandante da 2a Esquadra da Polícia da República de Moçambique na cidade de Quelimane, Nicodemos Elias, foi ouvido na última sexta-feira pela Procuradoria da Cidade de Quelimane.

Tudo anda em volta de maus tratos dos detidos naquela esquadra onde Nicodemos é comandante. 

Num passado recente, um jovem de nome Avelino Gonçalves Martinho, de 18 anos de idade, foi vítima de maus tratos por alguns agentes da PRM que lhe lançaram água quente e causaram queimaduras graves tidas pelos médicos como de 2o grau.


Este triste cenário aconteceu no dia 7 de Junho passado, quando Avelino foi conduzido à 2a Esquadra, acusado de um furto doméstico.

Detectado o caso, o Ministério Público abriu um processo para averiguar os contornos deste triste cenário que acontece provavelmente um pouco pelas esquadras.

Uma fonte próxima do Ministério Público afiançou-nos que Avelino, o jovem queimado, está a receber cuidados. Mas enquanto isso, o Comandante vai sendo ouvido e ao se provar o seu envolvimento como mandante, incorre na pena de dois
anos de prisão.

Entretanto, ainda não conseguimos ouvir a versão da Polícia, neste caso da porta-voz da Corporação, em torno de mais um caso que envolve um colega. Prometemos fazê-lo e, nas próximas edições, traremos a versão, caso aceite falar.

Porém, este caso acontece numa altura em que o Ministério da Justiça fala de penas alternativas, mas a PRM vai maltratando as pessoas. 


Fonte: Diário da Zambézia in Club of Mozambique - 30.07.2014

Sem comentários: