sexta-feira, setembro 19, 2014

@Verdade EDITORIAL: Médicos com mente tacanha

A obtenção de um emprego digno, sobretudo o primeiro, é o sonho que move muitos compatriotas a travarem batalhas titânicas com vista a conseguirem uma vaga na Administração Pública. Porém, o mesmo cidadão, quando passa de desempregado para empregado, envereda pela preguiça, desatenção, indiferença e pelo desleixo, em relação às suas tarefas. Esta é a realidade que se vive no posto administrativo de Anchilo, no distrito de Nampula-Rapale, onde os profissionais da Saúde, afectos ao Centro de Saúde de Anchilo, deixam desavergonhadamente os doentes que apresentam sintomas de VIH/SIDA e tuberculose, internados naquela unidade sanitária, à sua própria sorte.

Estas cenas dramáticas repetem-se diariamente um pouco por todas as unidades sanitárias moçambicanas, quando a população procura pela assistência médica. E ao que tudo indica, as coisas andam aos papéis em Anchilo reivindicando o restabelecimento da ordem antes que a desídia e a incúria tomem conta de todo o sistema local.

Esta é uma das provas cabais de que as acções que atentam contra os princípios de prestação de serviços públicos continuam a uma velocidade de bradar aos céus nos distritos, onde o acesso à informação de utilidade colectiva é ainda incipiente ou mesmo uma utopia. Certos funcionários consideram o que fazem em prol da população um favor cujo direito de gozo carece, previamente, de uma súplica.

Sabemos de que o acesso à saúde e educação, por exemplo, é ainda das piores nos distritos, mas deixar um doente quase na fase terminal a rogar atendimento é completamente espantoso e inexplicável. Na verdade, isto acontece também nos centros urbanos, mas no campo tende a ser sistemático os funcionários públicos agirem conforme lhes apraz. É desumano e imoral deixar um enfermo debilitado por tuberculose, SIDA ou qualquer outra doença sem a assistência necessária.

“Com muita tristeza, ainda nos chegam, por todo o país, algumas queixas de mau atendimento, falta de respeito, falta de cortesia, falta de zelo, falta de sensibilidade (…)”, palavras do ministro da Saúde, Alexandre Manguele, proferidas há meses, reconhecendo o facto.

Sabemos que as cidades e as comunidades cresceram e, consequentemente, a procura pelos serviços de Saúde disparou em flecha mas esta situação não retira de nenhuma forma a legitimidade de os pacientes serem tratados com respeito e dedicação. Há falta de médicos em todos os hospitais públicos do país e nos distritos a situação é gritante, o que concorre para a depravação do atendimento, mas isso não dá, a nenhum profissional da Saúde, o direito de abandonar um doente para tratar de assuntos particulares tal como acontece em Anchilo.

A história reza que não foi há muito tempo que o Centro de Saúde de Anchilo foi considerado uma das melhores unidades sanitárias da província de Nampula. Deste modo, é preciso expurgar dela todo um punhado de gente que sem nenhuma piedade deixa doentes em estado crítico dias a fio sem socorro. Profissionais com mente tacanha constituem um perigo para os enfermos e toda uma sociedade. Eles são um verdadeiro estorvo ao bem-estar social, ao progresso e é forçoso que sejam depositados num “caixote de lixo”.

Fonte: @Verdade - 18.09.2014

Sem comentários: