quarta-feira, outubro 29, 2014

Morreu o presidente da Zâmbia, Michael Sata

O presidente de Zâmbia, Michael Sata, de 77 anos, que estava doente há vários meses, faleceu em Londres, anunciou nesta quarta-feira o secretário-geral do governo.
"É com o coração pesado que anuncio a morte de nosso querido presidente Michael Sata", declarou o secretário-geral, Roland Msiska.

Msiska informou que Sata morreu no hospital londrino King Edward VII e pediu aos compatriotas que mantenham a calma.

Sata viajou na semana passada para a capital britânica para receber atendimento médico. Antes da viagem, ele designou o ministro da Defesa, Edgar Lungu, presidente interino.


Há vários meses que boatos indicavam que Sata estava gravemente doente. Sata não foi visto em público desde que regressou da Assembleia Geral da ONU em Setembro, onde não conseguiu fazer um discurso.

"Não estou morto", afirmou Sata a 19 de Setembro no Parlamento, numa rara aparição em público.

Apesar da negação oficial sobre uma doença do presidente, analistas afirmam que uma luta pelo poder foi travada nos bastidores para suceder Sata.

Os simpatizantes do presidente, eleito em 2011, consideravam-o um homem de acção, mas os críticos chamavam Sata, que foi polícia e sindicalista de populista e autoritário.

Os detractores, a imprensa e até alguns aliados eram atacados muitas vezes por Sata, que ganhou o apelido de "Rei Cobra".

Recentemente, o Presidente tinha iniciado uma campanha contra os adversários políticos e jornalistas críticos, que informaram sobre a sua doença e "viagens de trabalho", aparentemente para tratamento médico.


Fonte: SAPO com AFP – 29.10.2014 

Sem comentários: