quinta-feira, outubro 16, 2014

Renamo reivindica vitória e não reconhece resultados

A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) reivindicou esta quinta-feira, dia 16 de Outubro, vitória nas eleições gerais de 15 de Outubro em Moçambique e disse que não reconhece os resultados eleitorais, anunciou o porta-voz do partido.
Em conferência de imprensa na sede nacional do partido, em Maputo, António Muchanga denunciou aquilo que considera ser várias irregularidades que interferiram no processo eleitoral.
A conferência de imprensa realizou-se depois de terem sido divulgados os primeiros resultados das eleições gerais moçambicanas, que colocam o candidato presidencial da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), Filipe Nyusi, na liderança da contagem, com 60,69%, quando estavam apuradas apenas 8,55% das mesas de voto.

Fonte: LUSA – 16.10.2014

3 comentários:

Anónimo disse...

Há uma coisa importantíssima que temos em conta ainda, em verdade a "Frelimo perdeu as eleições", tem medo de anunciar e não temos informação porque a única fonte de que a informação nos chega, a RM (Rádio Frelimo) não traz e os responsáveis pelas áreas nas províncias em questão estão a negar dize-lo por serem cumplices da Frelimo. Se algo foi divulgado não vai até mais do que 20%. O que está acontecer é uma manobra como aquela de que Afonso Dlhakama está doente e outras que já aconteceram, vemos isto desde o passado. Provas:
1. Porque é que não se divulga dados das províncias das províncias de Nampula, Zambézia, Niassa, Sofala, Manica e Tete como aconteceu com os dados relativos as províncias de que temos conhecimento de que são bastiões da Frelimo (Maputo, Gaz e Inhambane)?
2. Se forem a olhar de forma crítica a maneira como os resultados foram anunciados, é fácil percceber-se que a RM (Rádio Frelimo) anunciou dados resultados das mesas e assembleias de voto onde a Frelimo tem sucesso apenas;
3. A percentagem de eleitores anunciada relativamente o universo que votou, será que chega para declarar que partido tal ou x é vencedor? Se sim, como é possível e porque?

As minhas grandes questões sobre o processo eleitoral são essas, caso haja alguem para satisfazer faça favor, diga preciso entender.

Moçambicanos vamos esperar pela verdade que dentro de algumas horas vai sair, a Frelimo vai dizer.

Anónimo disse...

Nao é a Renamo que não aceita os resultados, mas sim o povo mocambicano. Se a Renamo aceitar esses resultados, o povo vai mostrar o seu poder.

Anónimo disse...

Perdem e ponto final bola para frente. Moçambique é de todos nos.os resultados já foram divulgados caro primeiro anónimo a Renamo e Dlakama venceram as províncias de Sofala,Zambezia, Nampula e manica com ligeira diferença mas nao foram o suficiente para vencer a eleição no teu todo porque a frelimo e Nyussi venceram as restantes províncias com larga vantagem. Neste momento a Nyussi tem 60% dos votos e 32% Dlakama.