quarta-feira, novembro 12, 2014

Polícia apreende 39 armas no norte do país

A Polícia da República de Moçambique (PRM) apreendeu hoje 39 armas de fogo que se encontravam num esconderijo em Mueda, província de Cabo Delgado, no norte do país, disse hoje o porta-voz da instituição, citado pela televisão STV.

Entre as armas apreendidas constam 18 AKM, de calibre militar, segundo o porta-voz da PRM em Cabo Delgado, avançando que a polícia foi avisada por um habitante para a existência do esconderijo numa zona de cultivo.


"Tinham mais 40 carregadores, dos quais 39 de AKM, e não havia munições no local. As armas encontravam-se escondidas no interior de tambores de combustível de 200 litros e enterrados", informou Abdul Chaguaro.

A polícia não fez ainda nenhuma detenção no âmbito deste caso e garante que vai manter as investigações.

"As armas encontram-se depositadas no comando distrital de Mueda e o estudo preliminar que se fez sobre as armas indica que elas estão num estado de deficiência. Mas ainda se está a fazer um trabalho com vista a apurar a sua operacionalidade e a real proveniência", disse ainda Abdul Chaguaro.

A apreensão acontece quase dois meses depois do acordo de paz assinado em Maputo a 05 de Setembro pelo Presidente moçambicano, Armando Guebuza, e pelo líder da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), Afonso Dhlakama, que colocou fim a 17 meses de confrontos militares entre o exército e o braço armado do maior partido de oposição.

O acordo prevê o desarmamento da Renamo e a integração do seu efectivo militar nas forças de defesa e segurança moçambicanas, mas as partes voltaram a um impasse negocial.

O Governo continua à espera da lista dos homens armados da Renamo, que por sua vez insiste que, antes disso, tem de se definir o modelo de integração.

Fonte: Lusa - 12.11.2014

Sem comentários: