quarta-feira, novembro 26, 2014

ZIMBABWE / VICE-PRESIDENTE AFASTADA DO COMITÉ CENTRAL DA ZANU-PF

A vice-presidente zimbabweana, Joice Mujuru, foi afastada do Comité Central da Zanu-PF, partido no poder, depois de ser acusada de conspiração para assassinar o presidente Robert Mugabe, reporta a imprensa deste país da África Austral.

O afastamento de Mujuru surge depois de ter sido rejeitada a sua candidatura para o Comité Central, cujos membros serão eleitos no próximo Congresso da ZANU-PF, que terá lugar na próxima semana.

Nos últimos meses, Mujuru tem sido alvo de ataques constantes lançados por uma parte da imprensa zimbabweana, numa fase em que várias facções no seio da Zanu-PF disputam a sucessão de Mugabe, no caso da sua morte ou abandono do poder.

Mujuru e o ministro da Justiça, Emmerson Mnangagwa, eram considerados como os principais candidatos a suceder Mugabe, que ascendeu ao poder em 1980, quando o Zimbabwe adquiriu a sua independência da Grã-Bretanha.

A batalha intensificou-se após a candidatura de Grace Mugabe, Primeira-dama, para ocupar o cargo de presidente da liga feminina do Zanu-PF, o que desencadeou uma onda de especulações de que ela também estaria interessada em concorrer para a sucessão do Presidente Robert Mugabe.

O fracasso de Mujuru em conseguir um lugar no Comité Central significa que ela deixa de estar no órgão de liderança da Zanu-PF, mesmo antes do arranque do congresso que está agendado para 3 de Dezembro próximo.

Fonte: AIM – 26.11.2014

Sem comentários: