quinta-feira, dezembro 18, 2014

Eleição intercalar em Cuamba: Frelimo e o seu candidato lideram contagem provisória

Ocorrências

Em mais uma eleição caracterizada pela desorganização, pela troca de cadernos eleitorais e pela abstenção, voltou também a notar-se a partidarização das instituições eleitorais e da Polícia e as práticas fraudulentas do partido Frelimo. Por exemplo, o vice-presidente da Mesa 01003444, na EPC de Mujaua, Armando Pios, foi apanhado a votar ilegalmente com um cartão que não pertence àquela autarquia. Armando Pios, nascido em Pemba, recenseou-se na EPC da Cerâmica.
O director provincial do STAE, Gonçalves Nhachungué, que se encontrava no local, recusou-se a mandar deter Armando Pios, encontrado em flagrante delito.
Três vogais da CNE, nomeadamente, Padre Latino, Fernando Mazanga e José Belmiro tentaram mandar prender o referido cidadão, mas não tiveram sucesso. A Polícia recusou-se a prendê-lo e até abandonou o local na companhia do director do STAE. Um jovem da OJM também foi apanhado em flagrante delito a fazer campanha a favor da Frelimo, mas a Polícia apenas o retirou do local. Vários funcionários do gabinete de propaganda do partido Frelimo em Maputo estão em Cuamba, mas com crachás de observadores nacionais. O STAE não sabe explicar quem andou a distribuir crachás de observadores no partido Frelimo. Este grupo de falsos observadores inclui Sábado Malendza, deputado da Frelimo na Assembleia da República.

Fonte: Canalmoz – 18.12.2014

Sem comentários: