segunda-feira, fevereiro 16, 2015

Novo cardeal moçambicano espera clima de diálogo entre novo governo e oposição

O segundo cardeal moçambicano da história de Moçambique, Júlio Duarte Langa, considerou hoje em Roma que as últimas eleições no país "não foram muito transparentes" mas espera que governo e oposição mantenham um clima de diálogo.

"As eleições [gerais de outubro de 2014] não foram muito transparentes, ao contrário do que seria desejável, e a oposição estava numa atitude de contestar, talvez até com certa violência", recordou Júlio Duarte Langa, durante uma conferência de imprensa conjunta com o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, que decorreu no Colégio Pontifício Português, em Roma.
O bispo emérito de Xai-xai mostrou-se satisfeito com os encontros da última semana entre o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, e o líder do maior partido da oposição, Afonso Dhlakama, esperando que ajudem a consolidar a "paz" no país.
O cardeal moçambicano, de 87 anos, foi bispo no sul do país africano, entre maio de 1976 (então ainda com a denominação de Diocese de João Belo) e junho de 2004, tendo sido ordenado bispo pelo primeiro cardeal de Moçambique, Alexandre dos Santos.
"Estava longe de tudo isto, muito longe", confessou, a respeito da sua nomeação cardinalícia, recordando que já tinha aceitado ser bispo porque "era necessário servir a Igreja", após a mudança política no seu país.
"Agora é a mesma coisa: aceitei, não esperava, mas o papa chamou-me e estou aqui presente, para servir a Igreja", referiu aos jornalistas.
Júlio Duarte Langa espera poder "trabalhar, colaborar com Francisco "na tomada de decisões" que ajudem a Igreja "a crescer e a viver"
O antigo bispo de Xai-xai foi criado cardeal durante o consistório a que o papa presidiu este sábado, na Basílica de São Pedro, juntamente com outros dois prelados que falam português: Manuel Clemente e Arlindo Furtado, bispo de Santiago de Cabo Verde.


Fonte:noticiasaominuto in TIM - 16.02.2015

Sem comentários: