segunda-feira, abril 27, 2015

CANDIDATURA PARA TERCEIRO MANDATO GERA VIOLENCIA NO BURUNDI

Bujumbura, 27 Abr (AIM) – Organizações da sociedade civil no Burundi sairam domingo a rua envolvidas na campanha «Não ao Terceiro Mandato» do Presidente Pierre Nkurunziza.

As manifestacoes ocorreram igualmente em vários bairros da cidade de Bujumbura, capital burubdesa, vigiadas por elementos da Polícia Anti-Motim, que lancaram gas lacrimogéneo para dispersar os manifestantes que queimaram pneus e arremessaram pedras.

Noticias da capital Bujumbura, onde os confrontos entre os manifestantes e forcas policiais foram tensos, referem que houve danos humanos e materiais nao especificados.

O clima de tensão propagou-se à sede da Rádio Pública Africana Independente (RPA) onde os ministros do Interior, Edouard Nduwimana, da Segurança Pública, Gabriel Nizigama, e da Comunicação, Tharcisse Nkesabahizi, vieram com polícias para forçarem o encerramento desta rádio independente mais ouvida do país, com um mandato do Ministério Público acusando-a de 'propaganda dum movimento insurrecional'.


O presidente da Associação Burundesa dos Radiodifusores (ABR), Patrick Nduwimana, condenou energeticamente uma 'violação grave e inédita da liberdade de expressão e de imprensa'.

Segundo Nduwimanam, programas de algumas rádios independentes foram igualmente cortados para impedir a transmissão em directo das manifestações de rua em Bujumbura e no interior do país.

Organizações da sociedade civil receberam o apoio dos partidos políticos da oposição que também não caucionam o terceiro mandato presidencial de Pierre Nkurunziza.

Actividades socio-económicas ficaram de repente paralisadas por esta turbilhão em Bujumbura para o qual os residentes já estavam preparados pois eles já tinham constituído estoques de consumo de casa, nomeadamente alimentos e outros produtos de primeira necessidade.

Porém, outros cidadãos da capital e do interior do país preferiram proteger-se do clima de tensao pré-eleitoral refugiando-se momentaneamente nos países vizinhos, como o Rwanda, República Democrática do Congo e Tanzânia.

A candidatura de Pierre Nkurunziza foi oficializada sabado com vista a um terceiro mandato presidencial por um congresso extraordinário do seu partido, o Conselho Nacional para a Defesa da Democracia/Forças de Defesa da Democracia (CNDD-FDD), provocando este cataclismo em Bujumbura e no interior do país.

Fonte: AIM - 27.04.2015

Sem comentários: