sábado, abril 11, 2015

Moçambicanos vítimas de xenofobia na África do Sul

Dois cidadãos moçambicanos perderam a vida na manhã de quinta-feira vítimas de violência xenófoba na região de Durban, província de Kwazulu-Natal, na África do Sul.

A informação, segundo o “Notícias”, veiculada pela Rádio Moçambique, foi confirmada pelo Consulado-Geral de Moçambique em Durban, e é o corolário do agravamento dos ataques xenófobos por parte de cidadãos sul-africanos contra estrangeiros, particularmente moçambicanos.

Actualmente 500 cidadãos estrangeiros, maiormente moçambicanos, foram acolhidos num centro reservado a cidadãos estrangeiros vítimas de violência xenófoba.


Entretanto, o governo sul-africano anunciou que vai ajudar todos os cidadãos estrangeiros expulsos das suas casas no âmbito da violência xenófoba, uma semana depois de ataques e saques aos seus estabelecimentos comerciais, próximo da cidade de Durban.

O Ministro sul-africano dos Assuntos Internos, Malusi Gigaba, fez esta promessa ao visitar as vítimas alojadas em tendas num campo desportivo na região de Isipingo, o epicentro deste levantamento. O governo poderá apoiar as vítimas a regressarem aos seus países de origem, se esse for o desejo delas.

Os ataques e saques a estabelecimentos comerciais de cidadãos estrangeiros em Isipingo aconteceram dias depois de o rei zulu Goodwill Zwelithini, o líder tradicional mais importante na província de Kwazulu-Natal, ter dito que os imigrantes devem “fazer as malas e deixar” a África do Sul.

A violência contra cidadãos estrangeiros na África do Sul conheceu o seu ponto mais alto em 2008, com a morte de sessenta e duas pessoas. Ainda assim a violência continua a registar-se de forma esporádica em bairros suburbanos, principalmente contra cidadãos somalis, bengalis, etíopes e congoleses.

Fonte: AIM – 11.04.2015

Sem comentários: